Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG - Jornal Brasil em Folhas
Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram na segunda-feira, dia 17, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Goiás. A semana foi aberta durante a solenidade que deu início ao 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. O Conpeex, bem como a Semana Nacional de Ciência Tecnologia deste ano, têm como tema Ciência Alimentando o Brasil.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o tema do Conpeex e da SNCT está alinhado a uma das demandas globais mais urgentes, que é a questão da segurança alimentar e que mostra o impacto direto da ciência na vida das pessoas. “Hoje, a participação da Região Centro-Oeste na produção de alimentos, que ainda sustenta a geração de emprego e renda, só tem a força que possui graças as atividades de pesquisa nas universidades e nas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Mas ainda temos desafios de fazer com que esses alimentos cheguem à mesa de todos, de produzir sem degradar. É a ciência que alimenta a fome de alimento e a fome de conhecimento”, enfatizou.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, em discurso, reforçou a necessidade da aproximação da ciência com a sociedade, a exemplo do trabalho desenvolvido pelo Conpeex e pela SNCT, e a importância dessa percepção para a desenvolvimento do País e do mundo. “Essa aproximação da ciência com a sociedade, de levar até a população o conhecimento científico, precisa ser feita para mostrar a relevância e a importância do que é feito pela ciência para enfrentar os desafios da atualidade. Em tempos de crise, os investimentos precisam ser feitos na ciência, na busca por novos conhecimentos e soluções”, ressaltou.

A presidente destacou, ainda, o trabalho da Fapeg em fomentar ações e eventos científicos, tecnológicos e de inovação em Goiás, por meio de editais de fluxo contínuo. No mês de outubro, enfatizou, ainda, o trabalho de internacionalização das pesquisas realizadas em Goiás, por meio de acordos feitos pela Fapeg, por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, que está em consonância com a temática da SNCT e recebe inscrições até 31 de outubro.

SNCT

Goiás é o estado brasileiro com maior número de atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste ano. De acordo com o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, Douglas da Silva, são mais de 4.200 atividades cadastradas em 77 municípios no Estado. “E o legado mais importante que a Semana traz consigo é essa rede de instituições de ensino e pesquisa que se unem de maneira coordenada para divulgar ciência”, analisa.

Conpeex

Com o objetivo de divulgar sua produção acadêmica, científica e cultural, a UFG promove gratuitamente, de 17 a 19 de outubro, o 13º Conpeex. Durante três dias de evento, uma extensa programação vai movimentar o Câmpus Samambaia da Universidade. São conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários, além de diversas atividades e apresentações culturais.

Além da Fapeg, também apoiam o Conpeex a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e a Caixa Econômica Federal.

 

Últimas Notícias

Submarino argentino é encontrado um ano e um dia após desaparecimento
Parlamento cubano rejeita resolução da Eurocâmara sobre direitos human
Incêndio da Califórnia registra 74 mortos e mais de mil desaparecidos
Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país
EBC e Fundação Getulio Vargas firmam acordo para revitalizar acervo
Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado
Belo Horizonte tem previsão de mais chuva; temporais já mataram quatro
Prefeito de Mariana diz que não desistirá de ação no Reino Unido

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212