Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG - Jornal Brasil em Folhas
Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram na segunda-feira, dia 17, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Goiás. A semana foi aberta durante a solenidade que deu início ao 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. O Conpeex, bem como a Semana Nacional de Ciência Tecnologia deste ano, têm como tema Ciência Alimentando o Brasil.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o tema do Conpeex e da SNCT está alinhado a uma das demandas globais mais urgentes, que é a questão da segurança alimentar e que mostra o impacto direto da ciência na vida das pessoas. “Hoje, a participação da Região Centro-Oeste na produção de alimentos, que ainda sustenta a geração de emprego e renda, só tem a força que possui graças as atividades de pesquisa nas universidades e nas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Mas ainda temos desafios de fazer com que esses alimentos cheguem à mesa de todos, de produzir sem degradar. É a ciência que alimenta a fome de alimento e a fome de conhecimento”, enfatizou.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, em discurso, reforçou a necessidade da aproximação da ciência com a sociedade, a exemplo do trabalho desenvolvido pelo Conpeex e pela SNCT, e a importância dessa percepção para a desenvolvimento do País e do mundo. “Essa aproximação da ciência com a sociedade, de levar até a população o conhecimento científico, precisa ser feita para mostrar a relevância e a importância do que é feito pela ciência para enfrentar os desafios da atualidade. Em tempos de crise, os investimentos precisam ser feitos na ciência, na busca por novos conhecimentos e soluções”, ressaltou.

A presidente destacou, ainda, o trabalho da Fapeg em fomentar ações e eventos científicos, tecnológicos e de inovação em Goiás, por meio de editais de fluxo contínuo. No mês de outubro, enfatizou, ainda, o trabalho de internacionalização das pesquisas realizadas em Goiás, por meio de acordos feitos pela Fapeg, por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, que está em consonância com a temática da SNCT e recebe inscrições até 31 de outubro.

SNCT

Goiás é o estado brasileiro com maior número de atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste ano. De acordo com o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, Douglas da Silva, são mais de 4.200 atividades cadastradas em 77 municípios no Estado. “E o legado mais importante que a Semana traz consigo é essa rede de instituições de ensino e pesquisa que se unem de maneira coordenada para divulgar ciência”, analisa.

Conpeex

Com o objetivo de divulgar sua produção acadêmica, científica e cultural, a UFG promove gratuitamente, de 17 a 19 de outubro, o 13º Conpeex. Durante três dias de evento, uma extensa programação vai movimentar o Câmpus Samambaia da Universidade. São conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários, além de diversas atividades e apresentações culturais.

Além da Fapeg, também apoiam o Conpeex a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e a Caixa Econômica Federal.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212