Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo Estadual mantém 15 espaços culturais funcionando em Goiânia - Jornal Brasil em Folhas
Governo Estadual mantém 15 espaços culturais funcionando em Goiânia


O total de 15 unidades culturais administradas pelo Governo de Goiás está em pleno funcionamento na capital do Estado. Criados e/ou revitalizados nas gestões do governador Marconi Perillo, os espaços culturais são de livre acesso ao público e possuem a premissa de garantir a democratização do acesso à Cultura, além de estimular a formação e a promoção de profissionais ligados à área.

Geridas com recursos do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), as unidades culturais instaladas em Goiânia englobam: Centro Cultural Oscar Niemeyer; Teatro Goiânia; Vila Cultural Cora Coralina; Centro Cultural Martim Cererê; Centro Cultural Gustav Ritter (Escolas de Música, Dança e Teatro); Museu Zoroastro Artiaga; Museu Pedro Ludovico; Centro Cultural Octo Marques (Escola de Artes Visuais, Galeria de Arte Frei Confaloni e Galeria de Arte Sebastião dos Reis); e Centro Cultural Marieta Telles Machado (Cine Cultura, Museu da Imagem e do Som, Gibiteca Jorge Braga, Arquivo Histórico Estadual e Biblioteca Pio Vargas).

Os espaços oferecem ao público atividades rotineiras de diferentes expressões artísticas e atendem as mais diversas categorias da área de cultura, como Museus, Patrimônio Cultural e Arquitetura e Urbanismo; Audiovisual; Cultura Afro-brasileira; Cultura Cigana; Cultura Indígena; Cultura Popular; Economia Criativa; Design e Moda; Artes Visuais; Circo; Dança; Literatura; Música; Teatro; Bibliotecas e Arquivos.

Em consonância com as diretrizes do Plano Estadual de Cultura e atento a novas tendências do setor cultural, o Governo de Goiás garante a esses espaços equipes capacitadas lideradas por gestores qualificados e preparados para o desempenho de suas funções. Eles são orientados a seguirem tendências modernas para garantir programações de qualidade, bem como primarem por uma gestão inovadora e ousada em cada uma das unidades do Governo Estadual.

Arte profissionalizante

Além dos 15 espaços culturais geridos pela Seduce, o Governo Estadual administra também o Instituto Tecnológico de Goiás – Artes Basileu França (ITEGO), que abriga Biblioteca, Teatro-Escola e Galeria de Arte. Ele foi fundado em 1967 como uma instituição de educação em artes, denominada Escola de Arte Veiga Valle.

O objetivo era inserir o Estado de Goiás nos caminhos do então movimento nacional que visava integrar o conhecimento de arte ao processo educativo de crianças, jovens e adultos. A Escola ofertou por alguns anos o ensino em Música e Dança. Em 1999, com o início da gestão do governador Marconi Perillo, o projeto pedagógico foi ampliado e passou a contemplar as áreas de Arte-educação, Artes Visuais e Teatro.

O Basileu França consolidou suas ações pedagógicas em Goiás através dos anos com a adoção de medidas como: criação do Programa Bolsa Orquestra (concessão de 100 bolsas de incentivo aos alunos que integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás – OSJG); ampliação da estrutura física e laboratorial com a construção de novas salas, de uma biblioteca e do laboratório técnico em Artes (o Teatro-Escola Basileu França) com equipamentos modernos.

 

Últimas Notícias

John Forman recusa cargo no Conselho de Administração da Petrobras
Em visita oficial, Macri é recebido no Planalto por Bolsonaro
Mercado financeiro prevê inflação em 4,02% neste ano
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
Receita abre consulta a restituição do Imposto de Renda de 2008 a 2018
Ex-comandante da Marinha é indicado para o conselho da Petrobras
Inflação para idosos fecha 2018 em 4,75%, informa FGV

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212