Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Vecci apresenta projeto de lei que expande as operações de financiamento aos micro e pequenos empreendedores - Jornal Brasil em Folhas
Vecci apresenta projeto de lei que expande as operações de financiamento aos micro e pequenos empreendedores


Com o objetivo de disseminar e viabilizar o empreendedorismo nas camadas de menor renda da população, o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 320/2016 que amplia o volume de empréstimos e financiamentos aos micro e pequenos empreendedores. Se aprovada, a matéria permitirá que diversas entidades como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), os sindicatos, as associações de classe ou de representação de categoria profissional, os serviços sociais autônomos, as cooperativas, as entidades de benefício mútuo, as fundações privadas possam direcionar recursos próprios, por meio de empréstimos ou financiamentos, às microempresas, às empresas de pequeno porte e aos micro e pequenos empreendedores.

De acordo com Vecci, a medida viabilizará, mesmo nos lugares mais remotos do país, a transferência de recursos de diversos tipos de entidades e mesmo de pessoas naturais para iniciativas promissoras, que podem gerar desenvolvimento econômico e social por meio da expansão do empreendedorismo. “Um dos grandes entraves ao desenvolvimento nacional refere-se à ausência de uma cultura que dissemine o empreendedorismo e a dificuldade extrema para o acesso ao crédito”, afirma o deputado.

Para o tucano, o estímulo ao empreendedorismo é a chave para a superação dos problemas enfrentados hoje pelo Brasil. “Entendo que este é um caminho bastante viável para que possamos criar condições de gerar renda e emprego para o grande contingente de pessoas que está à margem do processo de desenvolvimento”, defende.

Critérios

O Projeto de Lei Complementar, que regulamenta o artigo 179 da Constituição Federal, define que as operações de empréstimo ou de financiamento pelas OSCIPs, associações e outras entidades apenas poderão ser realizadas, por exemplo, mediante prévia autorização, em assembleia geral, da programação financeira anual associada à realização das operações. Pelo projeto é vedada a captação de recursos públicos. Outro critério é a ampla divulgação interna e aos potenciais interessados, apresentando: o valor e as condições do empréstimo; as garantias associadas à operação; as partes envolvidas; a íntegra do contrato a ser assinado; a divulgação na internet.

No projeto, fica estabelecido também que a única remuneração passível de cobrança nas operações é a taxa de juros, não se admitindo a incidência de outros encargos. “O objetivo do empréstimo ou do financiamento deve estar direta ou indiretamente relacionado aos objetivos sociais da entidade”, finaliza Vecci.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212