Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Quinze espaços estaduais de cultura funcionam em Goiânia - Jornal Brasil em Folhas
Quinze espaços estaduais de cultura funcionam em Goiânia


Passar um fim de semana ou feriado em Goiânia, como o desta segunda-feira, dia 24, quando se comemora o aniversário da capital, pode ser uma boa opção para aqueles que não querem ou não podem dispor de muito dinheiro para o entretenimento, a cultura e o lazer. Quinze espaços estão em pleno funcionamento em Goiânia e oferecem atividades rotineiras de lazer, cultura e esporte.

Mantidas com recursos do Governo de Goiás e geridos pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) a maioria dessas unidades fica aberta ao público, de segunda a domingo, incluindo feriados. Veja aqui a programação especial que a Seduce preparou para o feriado do aniversário de Goiânia, que completa 83 anos.

“As unidades são de livre acesso ao público e possuem a premissa de garantir a democratização do acesso à cultura, além de estimular a formação e promoção de profissionais ligados à área”, pontua a secretária da Seduce, Raquel Teixeira, contando que eles foram criados e/ou revitalizados nas gestões do governador Marconi Perillo.

Elas englobam: Centro Cultural Oscar Niemeyer; Teatro Goiânia; Vila Cultural Cora Coralina; Centro Cultural Martim Cererê; Centro Cultural Gustav Ritter (Escolas de Música, Dança e Teatro); Museu Zoroastro Artiaga; Museu Pedro Ludovico; Centro Cultural Octo Marques (Escola de Artes Visuais, Galeria de Arte Frei Confaloni e Galeria de Arte Sebastião dos Reis); e Centro Cultural Marieta Telles Machado (Cine Cultura, Museu da Imagem e do Som, Gibiteca Jorge Braga, Arquivo Histórico Estadual e Biblioteca Pio Vargas).

Esses espaços oferecem ao público atividades rotineiras de diferentes expressões artísticas e atendem as mais diversas categorias da área de cultura, como museus, Patrimônio Cultural e Arquitetura e Urbanismo; Audiovisual; Cultura Afro-brasileira; Cultura Cigana; Cultura Indígena; Cultura Popular; Economia Criativa; Design e Moda; Artes Visuais; Circo; Dança; Literatura; Música; Teatro; Bibliotecas e Arquivos e esportes.

“Em consonância com as diretrizes do Plano Estadual de Cultura e atento a novas tendências do setor cultural, o Governo de Goiás garante a esses espaços equipes capacitadas lideradas por gestores qualificados e preparados para o desempenho de suas funções”, explica Raquel Teixeira. Segundo ela, eles são orientados a seguirem tendências modernas para garantir programações de qualidade, bem como primarem por uma gestão inovadora e ousada em cada uma das unidades.

Arte profissionalizante
Além dos 15 espaços culturais geridos pela Seduce, o Governo de Goiás administra também o Instituto Tecnológico de Goiás – Artes Basileu França (Itego), que abriga Biblioteca, Teatro Escola e Galeria de Arte. Ele foi fundado em 1967 como uma instituição de educação em artes, denominada Escola de Arte Veiga Valle.

O objetivo, conta a secretária, era inserir Goiás nos caminhos do então movimento nacional que visava integrar o conhecimento de arte ao processo educativo de crianças, jovens e adultos. A escola ofertou por alguns anosbasileu frança o ensino em Música e Dança. Em 1999, com o início da gestão do governador Marconi Perillo, o projeto pedagógico foi ampliado e passou a contemplar as áreas de Arte Educação, Artes Visuais e Teatro.

O Basileu França consolidou suas ações pedagógicas em Goiás através dos anos com a adoção de medidas como: criação do Programa Bolsa Orquestra (concessão de 100 bolsas de incentivo aos alunos que integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás; ampliação da estrutura física e laboratorial com a construção de novas salas, de uma biblioteca e do laboratório técnico em Artes (o Teatro Escola Basileu França) com equipamentos modernos.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212