Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Belgas suspendem negociações sobre acordo UE-Canadá - Jornal Brasil em Folhas
Belgas suspendem negociações sobre acordo UE-Canadá


Os belgas não chegaram a uma posição comum para sair do bloqueio do tratado de livre comércio entre europeus e canadenses (Ceta), reconheceu nesta quarta-feira à noite o ministro das Relações Exteriores Didier Reynders.

Esperamos uma resposta definitiva das entidades federadas, regiões e comunidades belgas opostas à assinatura do Ceta, declarou Reynders após concluir a nova reunião. Um novo encontro está previsto para quinta-feira às 10H00 (08H00 GMT), segundo a agência de imprensa belga.

Dirigentes regionais e do governo federal belga se reuniram nesta quarta-feira na tentativa de encontrar uma posição comum para desbloquear o acordo comercial entre a UE e o Canadá (Ceta).

Esperamos a reação dos diferentes governos regionais aos textos, disse o chanceler belga Didier Reynders, antes da retomada durante a noite das negociações, de onde se espera saia uma posição da Bélgica para apresentar aos demais 27 países do bloco.

O governo federal belga, liderado pelo liberal Charles Michel, tentou ao longo das negociações convencer os governos da região belga de Valônia, de Bruxelas Capital e da comunidade francófona para que dissessem Sim ao Ceta e permitir que a Bélgica desse seu aval indispensável à UE para a assinatura do tratado com o Canadá.

O chefe do governo regional valão, o socialista Paul Magnette havia demonstrado ceticismo na manhã de hoje sobre o resultado das negociações, já que assuntos importantes ainda estariam pendentes.

Magnette reiterou suas críticas a um mecanismo de arbitragem previsto no acordo para solucionar os conflitos entre os Estados e as multinacionais, que poderiam processá-los caso adotassem uma política considerada contrária a seus interesses.

Essas longas negociações aconteceram na presença de um representante do executivo europeu, assim como de juristas dos diferentes governos da Bélgica.

Após anunciar, na sexta-feira, o fracasso das negociações diretas com os valões, o Canadá deixou claro que a bola está com os europeus.

Pela manhã, em um discurso aos eurodeputados reunidos em Estrasburgo, nordeste da França, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que a cúpula de amanhã é possível.

Um otimismo não compartilhado pelo chefe de governo da comunidade francófona, Rudy Demotte, que na sua chegada ao encontro noturno considerou difícil a celebração da cúpula, tendo em vista as complicadas discussões técnicas.

 

Últimas Notícias

Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212