Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Belgas suspendem negociações sobre acordo UE-Canadá - Jornal Brasil em Folhas
Belgas suspendem negociações sobre acordo UE-Canadá


Os belgas não chegaram a uma posição comum para sair do bloqueio do tratado de livre comércio entre europeus e canadenses (Ceta), reconheceu nesta quarta-feira à noite o ministro das Relações Exteriores Didier Reynders.

Esperamos uma resposta definitiva das entidades federadas, regiões e comunidades belgas opostas à assinatura do Ceta, declarou Reynders após concluir a nova reunião. Um novo encontro está previsto para quinta-feira às 10H00 (08H00 GMT), segundo a agência de imprensa belga.

Dirigentes regionais e do governo federal belga se reuniram nesta quarta-feira na tentativa de encontrar uma posição comum para desbloquear o acordo comercial entre a UE e o Canadá (Ceta).

Esperamos a reação dos diferentes governos regionais aos textos, disse o chanceler belga Didier Reynders, antes da retomada durante a noite das negociações, de onde se espera saia uma posição da Bélgica para apresentar aos demais 27 países do bloco.

O governo federal belga, liderado pelo liberal Charles Michel, tentou ao longo das negociações convencer os governos da região belga de Valônia, de Bruxelas Capital e da comunidade francófona para que dissessem Sim ao Ceta e permitir que a Bélgica desse seu aval indispensável à UE para a assinatura do tratado com o Canadá.

O chefe do governo regional valão, o socialista Paul Magnette havia demonstrado ceticismo na manhã de hoje sobre o resultado das negociações, já que assuntos importantes ainda estariam pendentes.

Magnette reiterou suas críticas a um mecanismo de arbitragem previsto no acordo para solucionar os conflitos entre os Estados e as multinacionais, que poderiam processá-los caso adotassem uma política considerada contrária a seus interesses.

Essas longas negociações aconteceram na presença de um representante do executivo europeu, assim como de juristas dos diferentes governos da Bélgica.

Após anunciar, na sexta-feira, o fracasso das negociações diretas com os valões, o Canadá deixou claro que a bola está com os europeus.

Pela manhã, em um discurso aos eurodeputados reunidos em Estrasburgo, nordeste da França, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que a cúpula de amanhã é possível.

Um otimismo não compartilhado pelo chefe de governo da comunidade francófona, Rudy Demotte, que na sua chegada ao encontro noturno considerou difícil a celebração da cúpula, tendo em vista as complicadas discussões técnicas.

 

Últimas Notícias

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro
Marcha da Consciência Negra pede democracia, direitos e fim do racismo
Bolsonaro diz que vai seguir normas legais para indicação à PGR
Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa é arquivado do Senado
Conselho de Ética da Câmara arquiva representação contra Laerte Bessa
Reunião do Escola sem Partido é novamente suspensa em comissão mista
Eunício e equipe do futuro governo voltam a discutir cessão onerosa
Brasil encerra o ano com vitória sobre Camarões por 1 a 0

MAIS NOTICIAS

 

Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
 
 
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
 
 
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
 
 
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados
 
 
Bolsonaro confirma Mandetta para a Saúde
 
 
México habilita 26 empresas brasileiras para compra de carne de frango

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212