Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 O que significam as cores dos passaportes? - Jornal Brasil em Folhas
O que significam as cores dos passaportes?


Ao contrário do que muitos gostariam, não é possível personalizar o seu passaporte com outras cores, tipo de papel ou com brasões diferentes. Todos os passaportes do mundo têm cores que variam entre tons de vermelho, verde, azul e preto. O Travel + Leisure explica que apesar das cores não seguirem uma categorização fixa de cada país, não são escolhidas aleatoriamente.

Além disso, por mais que possamos inferir sobre as cores e seus significados, os passaportes representam algo muito maior do que alianças geopolíticas e econômicas. “Nós esquecemos que os passaportes pertencem às pessoas. Para alguns, eles são barreiras. Para outros, o direito à passagem”, contou ao site o vice-presidente de marketing do Passport Index, Hrant Boghossian.

Esse fato pode ser percebido quando comparamos o passaporte norte-americano com o sírio. Ambos são azuis, mas a Síria possui uma das piores classificações de seu passaporte no mundo. Ter um passaporte sírio permite que você visite 32 países sem visto, devido a acordos diplomáticos, enquanto o dos Estados Unidos, o quarto melhor classificado, permite a entrada em 155 países.

“Governos ao redor do mundo têm a liberdade de escolher a cor e o design, mas infelizmente, poucos entendem a importância desse documento para a criação de uma identidade do país”, diz Boghossian.

Confira o significado de cada uma:

Passaportes vermelhos

Os passaportes em tons de vinho são utilizados por membros da União Europeia (com exceção da Croácia). Países interessados em entrar no bloco, como a Turquia, também optaram por mudar a cor do passaporte para combinar com os “futuros parceiros”. A Comunidade Andina (também conhecida como região de antigas ambições da U.E.), formada pela Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, também possui passaportes na cor vinho. O passaporte suíço, por sua vez, é vermelho porque combina com o tom de sua bandeira.

Passaportes azuis

Boghossian conta que países do Caribe e países-membro do Caricom, bloco econômico que reúne 15 países do Caribe, usam capas em tons de azul. Países-membros do Mercosul, como é o caso do Brasil, Paraguai, Uruguai e da Argentina, também possuem passaportes azuis. A exceção é a Venezuela, que ainda possui a cor vermelha devido ao período em que pertencia à Comunidade Andina.

O passaporte dos Estados Unidos, por sua vez, só ficou azul em 1976 quando mudou para combinar com o tom marinho de sua bandeira. “Nós acreditamos que os primeiros documentos de viagem dos EUA eram vermelhos. Os passaportes verdes eram utilizados na década de 1930, seguidos pelos vinhos, enquanto os pretos vieram por volta de 1970”, explica Boghossian.

Passaportes verdes

“A maioria dos estados Islâmicos usam passaportes verdes devido à importância da cor para o Islamismo”, conta Boghossian. Variações de verde também são utilizadas por membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

Passaportes pretos

Essa pode ser uma interpretação mais prática da escolha das cores para o passaporte. Tons escuros, até mesmo variações mais escuras de azul ou vermelho, mostram menos sujeira e parecem mais oficiais. Dentre os exemplos estão a República do Botswana, Zâmbia e a Nova Zelândia. Esta, porque o preto é considerado uma das cores nacionais.

Além de apontar a força de cada passaporte ao redor do mundo, o Passport Index disponibiliza ainda, um mapa interativo que mostra a cor de cada passaporte ao redor do mundo.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio entrega título de Cidadã Goiana a cantora Joelma
Fundo Nacional do Idoso é aprovado na Câmara
Aval do TCU é suficiente para cessão onerosa, dizem técnicos da Corte
Acordo possibilitará investimentos privados em segurança pública
Vazamento de óleo afetará reprodução da fauna em mangue, diz ONG
Temer e Bolsonaro lamentam tragédia em Campinas
Jungmann coloca PF à disposição para apuração de caso de Campinas
Ministro da Cultura inicia comemorações aos 200 anos da independência

MAIS NOTICIAS

 

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban
 
 
Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro
 
 
Diálogo Brasil debate projeto Escola sem Partido
 
 
Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social
 
 
Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus
 
 
ONG homenageia policiais militares mortos no estado do Rio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212