Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Primeiro-ministro do Japão diz ter grande confiança em Trump - Jornal Brasil em Folhas
Primeiro-ministro do Japão diz ter grande confiança em Trump


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, acredita que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, é um líder em que se pode ter grande confiança, segundo declarou após a reunião que tiveram nesta quinta-feira em Nova York.

Abe, que fez uma visita de 24 horas e agora segue para Lima, no Peru, onde participará da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-pacífico (Apec), é a personalidade estrangeira que se reúne com Trump após as eleições americanas.

Em breves declarações à imprensa após a reunião, Abe descreveu a reunião com Trump como franca e cordial, mas não deu detalhes sobre o que foi discutido, e nem fez a equipe de transição.

Acredito que sem confiança entre as duas nações, a aliança (entre os dois países) nunca poderia funcionar no futuro, afirmou o primeiro-ministro japonês.

Como resultado da conversa de hoje, estou convencido que o senhor Trump é um líder em quem posso ter uma grande confiança, disse o governante japonês.

O encontro durou 90 minutos, segundo fontes da equipe do presidente eleito, e aconteceu na Trump Tower, transformado no quartel-general do magnata em suas gestões para alcançar a formação de seu futuro governo.

Durante a campanha eleitoral, Trump afirmou que o Japão pagaria a despesa dos EUA pela assistência militar que recebem de sua parte.

Além disso, chegou a dizer que Japão e Coreia do Sul têm acesso a armas nucleares para se protegerem das ameaças da Coreia do Norte.

Somado a isso, Trump foi muito crítico com uma série de tratados comerciais dos Estados Unidos, como o que os vincula aos países da América do Norte e o Tratado Transpacífico (TPP), e ameaçou com revisar esse tema quando chegasse à Casa Branca.

Isso causou consternação no Japão e outras países asiáticos, cada vez mais alarmados com o programa nuclear da Coreia do Norte e seus testes com mísseis, condenados mundialmente.

Não foi revelado se esses temas surgiram durante a reunião entre Abe e Trump, já que o primeiro-ministro japonês e nem o presidente eleito deram detalhes a respeito.

Horas antes da reunião, porta-vozes de Trump diminuíram a importância do encontro e lembraram que Barack Obama continua sendo o presidente dos Estados Unidos, e responsável por liderar as relações diplomáticas do país.

Acredito que uma conversa mais a fundo sobre temas políticos e relações entre Japão e Estados Unidos terá que esperar até depois da inauguração (do mandato de Trump), afirmou a porta-voz da equipe de transição, Kellyanne Conway.

Em seu discurso, Shinzo Abe também tratou o encontro como uma visita extra-oficial, que antecede a outra mais profunda, com temas mais amplos que os líderes manterão mais adiante.

Embora a princípio tenham informado que a reunião contaria com a participação do vice-presidente eleito, não foi possível confirmar esse dado e, de fato, Mike Pence chegou à Trump Tower vários minutos antes do fim da reunião.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212