Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Polícia apresenta conclusão de inquérito de atentado de Itumbiara - Jornal Brasil em Folhas
Polícia apresenta conclusão de inquérito de atentado de Itumbiara


O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, anunciou nesta terça-feira, dia 22, em Itumbiara, que a força-tarefa criada no âmbito da Polícia Civil para apurar a motivação do atentado que resultou nas mortes do candidato à prefeito, José Gomes da Rocha, e do cabo Vanilson José Pereira, concluiu as investigações. A conclusão do inquérito será apresentada na próxima sexta-feira, dia 25.

Os resultados das investigações serão apresentados pela polícia em entrevista coletiva, em Itumbiara. A força-tarefa foi coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), Douglas Pedrosa, e envolveu 14 delegados de polícia da especializada e de delegacias circunscricionais, além de agentes policiais de várias unidades, totalizando aproximadamente 80 profissionais. Num inquérito, as investigações buscam a materialidade, a autoria e a motivação do crime. No caso do atentado de Itumbiara, a materialidade e a autoria já estavam definidas no momento de instauração do inquérito. Por isso, as investigações buscaram a motivação do atentado.

Pacto pela Vida
José Eliton abriu oficialmente a Conferência Municipal do Pacto Social Goiás pela Vida, em Itumbiara, ressaltando as lembranças que guarda daquele 28 de setembro, em que José Gomes da Rocha teve a sua trajetória pessoal e política interrompida de forma brutal. Lembrou também do cabo Vanilson João Pereira, de 36 anos, que como todos os policiais não hesita em dar a vida para proteger a sociedade. “Naquele momento, não fosse a atuação do cabo Vanilson, talvez tivéssemos um resultado muito mais trágico”, afirmou. “São lembranças dramáticas, mas, também são lições que nos marcam profundamente e nos levam a atuar com muito mais intensidade para a pacificação social”, disse ele.

De acordo com o titular da SSPAP, a segurança pública é um dever do Estado brasileiro, com os seus poderes constituídos, mas, que depende de mudanças conjunturais e estruturais. “Estamos investindo em tecnologia e em inteligência, equipando e fortalecendo os efetivos policiais e valorizando os profissionais, no entanto, tenho dito que segurança não se faz apenas com homens e armas, é preciso o envolvimento de todos”, disse Eliton, na abertura da conferência. Conforme destacou, o Pacto Social Goiás pela Vida vem nesse contexto, e vai permitir a participação de toda a sociedade na discussão real dos problemas.

José Eliton afirmou que faz dele as palavras da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, de que é preciso mudanças conjunturais e estruturais para melhorar a segurança pública. “As conjunturais são essas a que fiz referência, mas há a necessidade de mudanças estruturais, por exemplo, nas leis penais”, lembrou o vice-governador. Ele afirmou que ou o País pensa seriamente nisso e promove uma mudança na realidade jurídica, com o Congresso Nacional assumindo a sua responsabilidade, ou não se terá uma segurança pública que atenda a todos os cidadãos de bem desse País.

Ao finalizar, José Eliton, destacou a sua emoção em voltar a Itumbiara e agradeceu as forças policiais, na pessoa do cabo Vanilson, que morreu durante o atentado. “Todos têm uma atuação fundamental na defesa da vida”, afirmou. Ao se referir ao então candidato a prefeito morto durante a carreata de campanha, o vice-governador disse: “Haverei de carregar na memória o amigo, de lembrar da sua dedicação e do seu amor pela cidade de Itumbiara; que a gente possa fazer sempre reverência a um líder que transformou essa cidade”.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212