Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Abr de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Centro de internação em PE foi preparado para receber comissão, diz conselheiro - Jornal Brasil em Folhas
Centro de internação em PE foi preparado para receber comissão, diz conselheiro


Os integrantes da missão do Conselho Nacional dos Diretos Humanos (CNDH) para vistoriar o sistema socioeducativo de Pernambuco disseram que o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caruaru, unidade visitada ontem (24) pela comitiva, foi “preparada” pelo governo estadual para recebê-los. “Parece que gastaram toda a cal de Caruaru. Pintaram a ala onde os adolescentes foram queimados, soldaram grades, colocaram uma quantidade de agentes que nunca estão lá, todos os professores estavam no local, embora não esteja ocorrendo nenhuma aula”, disse o conselheiro Everaldo Patriota.

Mesmo assim, segundo a comitiva, as condições precárias da unidade não puderam ser escondidas. “Ainda encontramos sanitários com péssimas condições de higiene, oito garotos em um alojamento onde só cabem dois. Desde a rebelião eles estão sem banho de sol, confinados em um número menor de alojamentos, porque parte foi destruída, estão sem ir para a escola, sem nenhuma atividade. 24 horas contidos em sala que deveriam ter dois e tem sete, seis”.

Fotos tiradas pelos conselheiros mostram a perna de um adolescente repleta de feridas infeccionadas. Segundo o jovem relatou à comitiva, há meses ele pede atendimento médico, mas não consegue liberação. Nos banheiros dos alojamentos, baldes de água sem tampa se acumulam, propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti. De acordo com os conselheiros, só há cinco minutos de água nas torneiras e chuveiros por dia.

Relatório

Na tarde de hoje (25), o grupo seguiu para a última atividade da missão, outra visita a uma unidade de internação, desta vez em Abreu e Lima. Um relatório será construído, em conjunto, contendo recomendações a todos os relacionados ao sistema socioeducativo pernambucano - incluindo Justiça, Ministério Público e municípios. A intenção é apresentar o documento na última reunião dos colegiados, que ocorre nos dias 8 e 9 de dezembro.

Por e-mail, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou que é comum, no fim de ano, unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) passarem por uma pintura. “Quanto à limpeza das unidades, ela é feita regularmente pelos funcionários. Não houve alocação de funcionários em número maior que o normal”. A assessoria de comunicação da pasta informou ainda que “todas as unidades da Funase continuam mantendo a estrutura dentro da política socioeducativa implementada, incluindo aulas, atividades, banhos de sol, atendimento médico, além da questão de higiene e saúde”.

A resposta contraria o que foi dito pelo presidente da própria fundação, Roberto Franca, em reunião ontem (25) com a comitiva federal. Na ocasião, o gestor disse que ficou impressionado com as unidades que já visitou e que os internos ficam “trancafiados” na maior parte do tempo.

 

Últimas Notícias

Ex-presidente do Peru tenta se matar ao receber ordem de prisão
Ex-presidente do Peru está em estado grave após tentativa de suicídio
Governo argentino lança pacote de medidas para combater inflação
PRF apreende no Rio 300 mil maços de cigarros contrabandeados
Famílias de baixa renda de Brumadinho recebem auxílio emergencial
Governo autoriza uso da Força Nacional para segurança na Esplanada
Chega a 18 número de mortos no desabamento no Rio de Janeiro
Fachin pede manifestação de Moraes sobre inquérito de fake news

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - EXPEDIENTE