Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Reitora recém-empossada na UnB quer diálogo para solucionar greve e ocupação - Jornal Brasil em Folhas
Reitora recém-empossada na UnB quer diálogo para solucionar greve e ocupação


Recém-empossada pelo Ministério da Educação (MEC) como reitora da Universidade de Brasília (UnB), a professora Márcia Abrahão Moura diz que aposta no diálogo para resolver questões como a ocupação de prédios da universidade por estudantes e a greve dos trabalhadores técnico-administrativos.

A universidade é feita por pessoas que sabem dialogar e são muito bem preparadas, sejam estudantes, técnicos ou docentes. Sempre resolvemos as questões internas com diálogo, desde que a universidade foi fundada. Não é agora que não vamos [conseguir] resolver, argumentou.

Os técnicos estão em greve desde 24 de outubro. Já as ocupações ocorrem em 15 prédios da UnB e no campus Planaltina desde o final de outubro. Tanto os estudantes quanto os servidores protestam contra a PEC 55, que limita os gastos do governo federal, a chamada PEC do Teto.

Essa pauta é principalmente nacional, tem muito mais a ver com questões nacionais que com questões internas da universidade. Começamos a conversa com os estudantes ontem mesmo e hoje temos alguns interlocutores conversando, diz a nova reitora.

Ontem (23), a segunda instância da Justiça Federal suspendeu por 15 dias a decisão do juiz federal Itagiba Catta Pretta, que determinava a desocupação imediata das instalações da UnB. A decisão foi proferida pelo desembargador Jirair Meguerian, para quem é prudente aguardar mais 15 dias para efetivar a desocupação, uma vez que a nova reitora deverá retomar a negociação com os estudantes. A expectativa da reitora é que a desocupação ocorra antes do fim do prazo.

Já em relação à greve, Márcia Abrahão diz que administração não interfere e respeita os movimentos. Vamos trabalhar com diálogo e com a ciência de que a universidade deve voltar a funcionar plenamente o mais rapidamente possível, falou.

Currículo

Docente da Universidade de Brasília desde 1995, Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a exercer o cargo de reitora efetiva na instituição. Tem graduação (1986), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Geologia pela UnB, com período sanduíche na Université dOrléans e BRGM, na França.

Ela também é pós-doutora na área (2003-2004) pela Queen’s University, do Canadá. Além do ensino na graduação, acumula experiência como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Programa de Pós-Graduação em Geologia, um dos únicos na UnB com conceito 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Últimas Notícias

Bolsonaro terá uma série de reuniões na próxima semana em Brasília
Com pênalti controverso, Brasil vence Uruguai por um a zero
Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Temer
Chega a quatro número de vítimas das chuvas em Belo Horizonte
Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23
Massoterapeuta Dani Bumbum deixa prisão no Rio
Cervejas terão rótulos com os ingredientes usados na fabricação
Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212