Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Reitora recém-empossada na UnB quer diálogo para solucionar greve e ocupação - Jornal Brasil em Folhas
Reitora recém-empossada na UnB quer diálogo para solucionar greve e ocupação


Recém-empossada pelo Ministério da Educação (MEC) como reitora da Universidade de Brasília (UnB), a professora Márcia Abrahão Moura diz que aposta no diálogo para resolver questões como a ocupação de prédios da universidade por estudantes e a greve dos trabalhadores técnico-administrativos.

A universidade é feita por pessoas que sabem dialogar e são muito bem preparadas, sejam estudantes, técnicos ou docentes. Sempre resolvemos as questões internas com diálogo, desde que a universidade foi fundada. Não é agora que não vamos [conseguir] resolver, argumentou.

Os técnicos estão em greve desde 24 de outubro. Já as ocupações ocorrem em 15 prédios da UnB e no campus Planaltina desde o final de outubro. Tanto os estudantes quanto os servidores protestam contra a PEC 55, que limita os gastos do governo federal, a chamada PEC do Teto.

Essa pauta é principalmente nacional, tem muito mais a ver com questões nacionais que com questões internas da universidade. Começamos a conversa com os estudantes ontem mesmo e hoje temos alguns interlocutores conversando, diz a nova reitora.

Ontem (23), a segunda instância da Justiça Federal suspendeu por 15 dias a decisão do juiz federal Itagiba Catta Pretta, que determinava a desocupação imediata das instalações da UnB. A decisão foi proferida pelo desembargador Jirair Meguerian, para quem é prudente aguardar mais 15 dias para efetivar a desocupação, uma vez que a nova reitora deverá retomar a negociação com os estudantes. A expectativa da reitora é que a desocupação ocorra antes do fim do prazo.

Já em relação à greve, Márcia Abrahão diz que administração não interfere e respeita os movimentos. Vamos trabalhar com diálogo e com a ciência de que a universidade deve voltar a funcionar plenamente o mais rapidamente possível, falou.

Currículo

Docente da Universidade de Brasília desde 1995, Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a exercer o cargo de reitora efetiva na instituição. Tem graduação (1986), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Geologia pela UnB, com período sanduíche na Université dOrléans e BRGM, na França.

Ela também é pós-doutora na área (2003-2004) pela Queen’s University, do Canadá. Além do ensino na graduação, acumula experiência como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Programa de Pós-Graduação em Geologia, um dos únicos na UnB com conceito 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212