Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Dia Mundial de Luta contra a Aids tem ações especiais no HDT - Jornal Brasil em Folhas
Dia Mundial de Luta contra a Aids tem ações especiais no HDT


Com o objetivo de conscientizar a população sobre a Aids e dos cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus HIV, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas, realiza uma série de atividades de 1º a 3 de dezembro (quinta-feira a sábado), pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado no dia primeiro do último mês do ano.

A solenidade de abertura das atividades ocorre nesta a quinta-feira, 1º de dezembro, às 8 horas, no auditório do hospital. A primeira atração do evento será a palestra da infectologista Luciana Oliveira com o tema HIV – Sua evolução no HDT e no Estado de Goiás. Logo após, haverá também uma apresentação cultural da cantora Alba Franco, exibição de vídeo com personalidades portadoras do HIV, apresentação do livro Libido e seus ensaios sobre um vírus – HIV, do autor Luigi Moreno, recital de poesias e homenagem à equipe médica do HDT/HAA.

As atividades também serão realizadas em locais públicos. Durante os três primeiros dias de dezembro haverá exposição de banner com distribuição de preservativos e folhetos educativos nos shoppings Araguaia, em Goiânia, e Buriti, em Aparecida de Goiânia. No Centro de Educação de Jovens e Adultos, o hospital promove uma mesa-redonda nos dias 1º e 2 (quinta e sexta-feira) para discussão com os alunos do ensino médio sobre o tema Desmistificando mitos e esclarecendo dúvidas sobre HIV/Aids.

Atendimento
HIV/Aids é o carro-chefe de atendimentos no HDT/HAA. Entre os pacientes internados na unidade, 50% são soropositivos, e cerca de 80% dos atendimentos ambulatoriais são aos portadores do vírus. A unidade ainda fornece medicamentos a mais de 8.700 pacientes. Em 2015, o Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) da unidade contabilizou 423 casos notificados de pessoas com HIV/Aids, e, em 2016, até novembro, foram notificados 266 casos.

Prevenção
De acordo com um estudo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o número de pessoas vivendo com Aids no Brasil aumentou. Entre 2010 e 2015, essa população saltou de 700 mil para 830 mil e mata cerca de 15 mil pessoas por ano. Para a Unaids, o Brasil viu a epidemia avançar porque a população não está se prevenindo como deveria. A infectologista do HDT/HAA, Luciana Oliveira, concorda com essa avaliação e explica que está havendo uma banalização da doença. A médica lembra que, pelo fato de ter reduzido o caso de números de morte pela doença e pelos jovens não terem vivenciado a realidade da Aids nos anos 90, fez com que muitos não temessem mais a Aids. “A população está menos temerosa e está se expondo mais, não usando preservativo. É importante que o indivíduo tome consciência de que a camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra a Aids e muitas outras doenças sexualmente transmissíveis”, alerta a infectologista.

No HDT/HAA, também há o acompanhamento da gestação de mulheres soropositivas por meio do Programa Prevenir Para a Vida, desenvolvido pelo setor de Psicologia. Graças a este trabalho, Goiás tem sido referência no controle do HIV/Aids no país com a diminuição de casos de transmissão vertical (situação em que a criança é infectada durante a gestação, no parto ou por meio da amamentação). Por meio do programa, os filhos recebem leite especial até atingirem um ano e meio de vida, ampliando o tempo previsto pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 12 meses. A doação é importante, pois as mães não amamentam seus filhos para não transmitirem o vírus. Desde que foi implantado, em 2003, mais de 1.250 mulheres já passaram pelo programa e, atualmente, a taxa de transmissão vertical é próxima de zero.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212