Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Estado Islâmico diz que autor de ataque em Berlim é soldado do grupo - Jornal Brasil em Folhas
Estado Islâmico diz que autor de ataque em Berlim é soldado do grupo


O grupo extremista Estado Islâmico (EI) afirmou, por meio de sua agência "Amaq news" que o autor de ataque a uma feira natalina em Berlim é um "soldado" do califado, informa o grupo SITE Intel Group, que monitora grupos jihadistas pela internet.
"O executor da operação... em Berlim é um soldado do Estado Islâmico e ele executou a operação em resposta aos apelos para alvejar cidadãos de países da coalizão", diz a agência.
Ataque em Berlim: perguntas e respostas
Este é o terceiro ataque com veículo reivindicado pelo EI neste ano, de acordo com a diretora do SITE Intel Group, Rita Katz. Os outros dois foram o de Nice, na França, quando mais de 80 pessoas foram atropeladas, e o de Ohio, nos Estados Unidos, quando nove pessoas foram feridas em universidade.
O Estado Islâmico já divulgou um vídeo que ensina, passo a passo, como qualquer um pode promover um ataque sem o uso de armas de fogo.
Mais cedo, a chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha confirmado que o massacre resultou de um "ataque terrorista".
Nesta segunda, um caminhão invadiu uma feira natalina na praça Breitscheid em Berlim, deixando 12 mortos e 48 feridos que foram levados a hospitais. Metade deles já recebeu alta. O ataque aconteceu por volta das 20h locais (17h, no horário de Brasília), quando muitos turistas e moradores faziam compras em uma movimentada feira de Natal de Berlim.
Um suspeito de ser o motorista do caminhão - um paquistanês requerente de asilo - chegou a ser preso, mas foi liberado nesta terça pouco antes do comunicado do Estado Islâmico, por falta de provas. Um polonês foi encontrado morto no caminhão com sinais de golpes. A transportadora para qual ele trabalhava disse que ele era contratado como condutor, mas que não tinha razões para promover o ataque.
A polícia suspeita que o veículo foi roubado na Polônia. A pessoa que conduziu o caminhão no momento do ataque estaria foragida. "Talvez tenhamos um criminoso perigoso na região e isto, obviamente, deixa as pessoas nervosas", advertiu o chefe da polícia berlinesa, Klaus Kandt. "Obviamente, estamos aumentando as medidas de segurança. Agora é necessário um nível de alerta elevado", acrescentou.
Pouco depois que o suspeito foi liberado, o ministro alemão do Interior Thomas de Maiziere disse que não há dúvidas de que se trata de um ataque, mas que os motivos ainda não estão claros. Segundo de Maiziere, a polícia está seguindo várias pistas.
Ele também disse que ainda não se sabe se há estrangeiros entre as vítimas, mas que nenhuma criança morreu no ataque.
Solidariedade
A matança provocada na noite de segunda na capital alemã tem gerado uma onda de solidariedade internacional, especialmente na França, país europeu que mais sofreu ataques extremistas.
O presidente francês François Hollande telefonou para a chanceler alemã Angela Merkel e expressou, novamente, "o mais profundo pesar, amizade e solidariedade de toda a França".
"O combate sem piedade contra o terrorismo não deve afetar nem os valores, nem a forma de viver" das democracias, declararam os dois líderes após a conversa telefônica.
"O presidente da República e a chanceler confirmaram a total mobilização dos serviços de segurança francês e alemão para lutar contra a praga do terrorismo, e contra a implementação de medidas decididas no nível europeu", segundo um comunicado publicado pela presidência francesa.
"Os franceses sabem a importância desses gestos de apoio durante as sombrias horas do luto", acrescentou.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212