Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Principais acontecimentos no mundo em 2016 - Jornal Brasil em Folhas
Principais acontecimentos no mundo em 2016


Da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos ao martírio da cidade síria de Aleppo, passando pela destituição de Dilma Rousseff e pela morte de Fidel Castro, seguem abaixo os principais acontecimentos de 2016:

- Janeiro -

- 3 jan: ARÁBIA/IRÃ - A Arábia Saudita rompe relações diplomáticas com o Irã depois do ataque contra sua embaixada em Teerã por manifestantes que protestavam contra a execução em Riad de um dirigentes religioso xiita.

- 8 jan: MÉXICO - O narcotraficante Joaquín El Chapo Guzmán é detido seis meses depois de uma fuga espetacular.

- 10 jan: MÚSICA - Morre David Bowie.

- 14 jan: GUATEMALA - Jimmy Morales, comediante, assume como presidente da Guatemala.

- 15 jan: BURKINA - Trinta pessoas, em sua maioria ocidentais, morrem em Uagadugu, em um ataque reivindicado pela Al-Qaeda do Magreb Islâmico (Aqmi).

- 16 jan: IRÃ - Entra em vigor o acordo nuclear alcançado em 2015 entre o Irã e as grandes potências (P5+1). Prevê a suspensão progressiva das sanções impostas ao Irã em troca de limitar seu programa nuclear para fins civis e pacíficos.

- 16 jan: TAIWAN - A opositora Tsai Ing-wen se torna a primeira mulher presidente da ilha, aplicando uma grande derrota ao partido Kuomintang, artífice da aproximação com Pequim.

- Fevereiro -

- 11 fev: CIÊNCIAS - Anunciam a primeira detecção direta de ondas gravitacionais, um fenômeno que havia sido previsto por Albert Einstein em 1915.

- 12 fev: VATICANO - O papa Francisco se reúne em Cuba com a principal figura do mundo ortodoxo, o patriarca de Moscou, Kirill, quase um milênio depois do cisma entre cristãos do Oriente e do Ocidente. No fim de outubro, participa do lançamento do 500º aniversário da reforma de Lutero.

- Março -

- 13 mar: COSTA DO MARFIM - Dezenove pessoas morrem em um atentado reivindicado pela AQMI contra um balneário perto de Abidjan.

- 15 mar: CIÊNCIAS - Um programa informático do Google derrota o campeão mundial de AlphaGo.

- 18 mar: TURQUIA/UE - União Europeia e Turquia concluem um polêmico acordo para deter o fluxo de migrantes à Europa, através das ilhas gregas no mar Egeu.

- 20-22 mar: CUBA/EUA - Barack Obama se torna o primeiro presidente americano em exercício a pisar em solo cubano desde a Revolução Castrista de 1959.

- 22 mar: BÉLGICA - Atentados coordenados, reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI) no aeroporto e no metrô de Bruxelas, deixam 32 mortos.

- 27 mar: PAQUISTÃO - 75 pessoas morrem em atentado em Lahore lançado no momento em que os cristãos celebravam a Páscoa.

- 27 mar: SÍRIA - Apoiadas pela Rússia e pelo Hezbollah libanês, as forças do governo recuperam a cidade de Palmira das mãos do Estado Islâmico. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

- 30 mar: MIANMAR - O partido de Aung San Suu Kyi, Prêmio Nobel da Paz e vencedora das eleições de novembro passado de 2015, assume as rédeas do país.

- 30 mar: LÍBIA - Dividida em lutas internas desde a queda de Muanmar Kadhafi em 2011, a Líbia se dota de um governo de união nacional baseado em Trípoli, mas impugnado pelas autoridades locais do leste. No início de dezembro, o EI perde seu reduto líbio de Sirte.

- Abril -

- 3 abr: PANAMA PAPERS - Um consórcio internacional de jornalistas investigativos revela 11,5 milhões de documentos de um escritório de advocacia do Panamá, os Panama Papers, que denunciam uma vasta rede de evasão fiscal.

- 16 abr: EQUADOR - Um abalo sísmico de 7,8 graus deixa mais de 670 mortos e 6.300 feridos.

- Maio -

- 9 maio: FILIPINAS - O populista Rodrigo Duterte ganha as eleições, com uma campanha em que prometeu matar milhares de criminosos para combater e acabar com o tráfico de drogas.

- 21 maio: AFEGANISTÃO - O chefe dos talibãs afegãos, mulá Akhtar Mansur, morre em um ataque de drone americano no Paquistão.

- 27 maio: JAPÃO/EUA - Barack Obama defende um mundo sem armas nucleares em uma visita histórica a Hiroshima.

- Junho -

- 4 jun: BOXE - Morre Muhammad Ali, lenda americana do boxe e tricampeão dos pesos-pesados.

- 12 jun: EUA - Morrem 49 pessoas no ataque a uma boate em Orlando cometido por um americano de origem afegã, identificado como Omar Mateen. O agressor declarou apoio ao grupo Estado Islâmico.

- 23 jun: REINO UNIDO - Com 51,9% dos votos, os britânicos se pronunciam pela saída da União Europeia - o Brexit -, obrigando o primeiro-ministro David Cameron a renunciar. Em julho, Theresa May assume o cargo.

- 28 jun: TURQUIA - Triplo atentado suicida deixa 47 mortos no aeroporto internacional de Istambul. O ataque foi atribuído aos rebeldes curdos, ou ao EI.

- Julho -

- 3 jul: IRAQUE - Um atentado suicida reivindicado pelo EI em um bairro comercial de Bagdá deixa 300 mortos.

- 8-11 jul: SUDÃO DO SUL - Mais de 300 mortos em combate na região de Juba, entre tropas do presidente Salva Kiir e partidários de Riek Machar, agora exilado.

- 14 jul: FRANÇA - Um caminhão dirigido por um tunisiano radicalizado atropela a multidão, em meio às comemorações da festa nacional francesa em Nice, matando 86 pessoas. O EI assume a autoria do ataque.

- 15 jul: TURQUIA - Uma sangrenta tentativa de golpe, atribuída pelo governo turco ao pregador radicado no Estados Unidos Fethullah Gulen, conduz a uma dura onda de repressão, com a detenção de mais de 37.000 pessoas e 100.000 demissões.

- 23 jul: AFEGANISTÃO - 85 mortos em Cabul em um duplo atentado suicida reivindicado pelo Estado Islâmico contra uma manifestação da minoria Hazara predominantemente xiita.

- 26 jul: AERONÁUTICA - Lançado exclusivamente por energia solar, o avião Solar Impulse 2 (SI2) completa uma missão de volta ao mundo com sucesso.

- Agosto -

- 5 ago: BRASIL/JO - Começam os Jogos Olímpicos do Rio, acontecendo na América Latina pela primeira vez na história.

- 9 ago: RÚSSIA/TURQUIA/SÍRIA - O presidente russo, Vladimir Putin, reúne-se com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, após nove meses de crise provocada pela destruição de um avião russo sobre a fronteira entre Turquia e Síria. Ancara oferece apoio aos rebeldes que tentam depor o presidente Bashar al-Assad, aliado de Moscou.

- 24 ago: SÍRIA/TURQUIA - Ofensiva turca na Síria contra as milícias curdas e os extremistas islâmicos do EI.

- 24 ago: ITÁLIA - Um abalo sísmico no centro da Itália deixa 300 mortos. Vários povoados são arrasados.

- 31 ago: BRASIL - A presidenta Dilma Rousseff é destituída, no desfecho de uma série de escândalos de corrupção, pondo fim aos 13 anos de governo petista. Michel Temer (PMDB-SP) assume como presidente.

- Setembro -

- 1º set: VENEZUELA - Centenas de milhares de simpatizantes da oposição se manifestam em Caracas a favor de um referendo revogatório contra Nicolás Maduro, em meio a uma grave crise política e econômica no país.

- 4 set: VATICANO - Canonização da Madre Teresa de Calcutá.

- 9 set: COREIA DO NORTE - O regime afirma ter realizado com êxito seu quinto teste nuclear - o mais potente até o momento, segundo Seul.

- 28 set: ISRAEL - Morre Shimon Peres, ex-presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz.

- 30 set: ESPAÇO - A sonda Rosetta atinge deliberadamente o cometa 67P, pondo fim a mais de 12 anos de odisseia espacial europeia.

- Outubro -

- 4 out: HAITI – O furacão Matthew deixa mais de 540 mortos no Haiti. A região sudoeste do país fica devastada.

- 8 out: IÊMEN - Bombardeios da coalizão dirigida pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas huthis deixam 140 mortos durante uma cerimônia fúnebre em Sanaa.

- 13 out: ONU – O português Antônio Guterres é nomeado secretário-geral da ONU.

- 13 out: NOBEL - Bob Dylan recebe o Nobel de Literatura.

- 17 out: IRAQUE – As forças iraquianas lançam uma ofensiva para reconquistar Mossul, último reduto importante do EI no Iraque. Mais de 80.000 civis fogem dos combates.

- 19 out: ESPAÇO - Europa consegue colocar a sonda TGO na órbita de Marte, mas o módulo de aterrissagem Schiaparelli se fragmenta no Planeta Vermelho.

- 24 out: FRANÇA - As autoridades evacuam a selva de Calais, acampamento onde milhares de migrantes viviam em condições precárias no norte do país.

- Novembro -

- 4 nov: TURQUIA: Dez deputados do Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo), entre eles o líder Selahattin Demirtas e sua copresidente, são detidos em meio a uma investigação antiterrorista.

- 8 nov: EUA - O bilionário republicano Donald Trump ganha a eleição presidencial contra a democrata Hillary Clinton.

- 15 nov: SÍRIA – Com a ajuda de aliados, o governo sírio lança uma devastadora ofensiva para reconquistar a totalidade de Aleppo, no norte do país. A guerra já deixou mais de 300.000 mortos desde março de 2011.

- 24 nov: COLÔMBIA - O presidente Juan Manuel Santos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2016, e o líder de guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Rodrigo Londoño, assinam um acordo de paz para pôr fim a mais de meio século de conflito. Rejeitado em um plebiscito, o texto original foi revisto para incluir propostas da oposição.

- 25 nov: CUBA – O líder cubano Fidel Castro morre aos 90 anos.

- 29 nov: UCRÂNIA – Um gigantesco arco de aço é colocado sobre o local da central nuclear de Chernobyl para evitar uma maior contaminação ambiental.

- Dezembro -

- 1º dez: TAILÂNDIA - Maha Vajiralongkorn é proclamado rei após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej, em outubro. O soberano reinou por 70 anos.

- 4 dez: ITÁLIA - Em um referendo, os italianos rejeitam claramente a reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, que renuncia ao cargo e é substituído por Paolo Gentiloni.

- 4 dez: ÁUSTRIA - O ecologista liberal Alexander Van der Bellen derrota o candidato de extrema direita Norbert Hofer na eleição presidencial.

- 9 dez: COREIA DO SUL - O Parlamento destitui a presidente Park Geun-Hye, envolvida em um escândalo de corrupção.

- 13 dez: Com apoio russo, as forças do governo sírio assumem o controle de Aleppo, terceira cidade do país e importante reduto dos rebeldes.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro elogia Mandetta e Wagner Rosário, ministros anunciados hoje
Atos em Brasília marcam os 50 anos da Receita Federal
Temer pede que brasileiros reflitam sobre questão racial
Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
Dia da Consciência Negra é comemorado no Rio com homenagem a Zumbi
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
Moro escolhe delegados da Lava Jato para PF e departamento do MJ
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem

MAIS NOTICIAS

 

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida
 
 
Autoridades de Cuba anunciam retorno de médicos antes do fim do ano
 
 
Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções
 
 
Ex-CEO da Nissan é preso no Japão suspeito de reduzir próprio lucro
 
 
Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã
 
 
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212