Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Cortes de despesas serão analisados com lupa pelo governo - Jornal Brasil em Folhas
Cortes de despesas serão analisados com lupa pelo governo


Cerca de 250 alunos e ex-alunos dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de Goiânia e do interior estão participando de uma capacitação para o acolhimento dos estudantes das 21 novas escolas de Ensino Médio em tempo integral da rede pública estadual.

O encontro começou nesta segunda-feira, dia 16, e até a próxima sexta-feira, dia 21, os jovens estarão reunidos no Umuarama Hotel, em Goiânia, para conhecer as estratégias de acolhimento que serão adotadas nos 21 novos Cepis de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Iporá, Jataí, Catalão, Mineiros, Morrinhos e Formosa.

​O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e conta com a parceria do Instituto de Co-Responsabilidade (ICE), de Pernambuco, parceiro do Governo de Goiás na implantação do modelo de Ensino Médio integral em Goiás. Além da equipe do ICE, um grupo de alunos que participou da experiência modelo em Pernambuco também está participando do encontro.

A superintendente de Ensino Fundamental e coordenadora das escolas de tempo integral da Seduce, Márcia Rocha de Souza Antunes, explica que o acolhimento será realizado em duas etapas. “Na próxima semana será realizado nas 21 escolas que já são de tempo integral e, no dia 13 de fevereiro, nas outras 21 que estão começando a desenvolver esse modelo a partir de 2017″.

De acordo com ela, durante o encontro desta semana, serão promovidas diversas oficinas e dinâmicas a fim de preparar melhor os jovens para acolher não só os colegas, como também os pais de alunos, os professores e a equipe da escola nos primeiros dias de aula.

Prática educativa
Integrante do ICE, a pedagoga Regina Célia Melo de Lima diz que o acolhimento é uma prática educativa integrada ao currículo da escola de tempo integral e o marco zero do Projeto de Vida, que faz a ligação entre o que o aluno sonha ser na vida e as estratégias de como alcançar esse sonho.

Ela destaca que a forma como os estudantes são acolhidos na escola de Ensino Médio de tempo integral faz toda a diferença porque muitos não conhecem em detalhes o novo modelo e nem sabem como funciona. “É uma proposta pedagógica bem diferente da que eles já estão acostumados, pois visa a formação integral do ser”, diz.

Regina ressalta também que essa “nova” escola é um espaço aberto para a troca de experiências, que estreita a convivência entre alunos, professores, equipe gestora e as famílias dos estudantes. “Nesse modelo, o professor vai inspirar o aluno e ser uma presença afirmativa na vida de cada um deles e a escola passa a ser nova porque todo mundo ali dentro vai direcionar seu olhar para cada um dos estudantes”.

Na semana passada, a Seduce também promoveu uma formação para 190 diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e coordenadores administrativos das 42 escolas de Ensino Médio em tempo integral da rede pública estadual. O encontro também foi coordenado pelo ICE, que atua em parceria com os institutos Natura e Sonho Grande.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro participa no Chile de Cúpula Presidencial Sul-Americana
Sul e Sudeste se unem e formam consórcio para ações conjuntas
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
Feiras em São Paulo oferecem oportunidades de intercâmbio no exterior

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212