Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Donald Trump ameaça cancelar encontro com presidente mexicano - Jornal Brasil em Folhas
Donald Trump ameaça cancelar encontro com presidente mexicano


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está ameaçando cancelar uma aguardada reunião com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, prevista para 31 de janeiro (terça-feira). A ameaça de Trump ocorreu depois que ele tomou conhecimento das declarações do presidente mexicano, na noite desta quarta-feira (25), em que disse que estava reconsiderando se era oportuno visitar os Estados Unidos no momento em que o seu país vem sendo afetado pela anunciada construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México.

A possibilidade de cancelamento da reunião constitui uma mudança na forma como Trump normalmente trata o presidente mexicano. Nas entrevistas e nos pronunciamentos em que Donald Trump se refere à necessidade de construir um muro na fronteira sul dos Estados Unidos, ele sempre procura separar o assunto do muro da admiração que diz ter em relação ao presidente Peña Nieto e ao povo mexicano.

Em agosto de 2016, Trump disse: Tenho um tremendo sentimento [em relação ao povo mexicano], não só em termos de amizade, mas em termos do enorme número [de mexicanos] que emprego nos Estados Unidos e eles são pessoas incríveis, pessoas incríveis, disse Trump. E acrescentou na época: Os mexicanos da primeira, segunda e terceira geração dos Estados Unidos são simplesmente irrepreensíveis, pessoas espetaculares, trabalhadoras, tenho um grande respeito por eles e por seus fortes valores de família, fé e comunidade.

Peña Nieto, que vem sendo muito criticado pela oposição, em seu país, por não manter um posicionamento mais duro com os Estados Unidos, divulgou nesta quarta-feira a seguinte mensagem gravada: Lamento e rejeito a decisão dos Estados Unidos de continuar construindo um muro que, por anos, longe de nos unir, nos divide. E concluiu: O México não acredita em muros.

Em duas mensagens postadas hoje (26) no Twitter, Donald Trump se pronunciou sobre o assunto. Na primeira, ele disse: Se o México não está disposto a pagar pelo muro tão necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião. Na segunda mensagem, Trump criticou o Tratado de Livre Comércio do Atlântico Norte (Nafta, na sigla em ingês), do qual o México e o Canadá fazem parte, como um acordo comercial unilateral, ou seja, na sua opinião os Estados Unidos não têm benefícios com esse acordo.

Quem paga o muro

O presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, e o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disseram hoje que o Congresso dos Estados Unidos vai levar à frente os planos para levantar recursos para construir o muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Ele acredita que o projeto ficará entre US$ 12 bilhões e US$ 15 bilhões. Pretendemos, nós mesmos, discutir a questão do muro e deixar o presidente [Trump livre] para lidar com as relações com outros países sobre esta questão, disse McConnell.

 

Últimas Notícias

Atos em Brasília marcam os 50 anos da Receita Federal
Temer pede que brasileiros reflitam sobre questão racial
Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
Dia da Consciência Negra é comemorado no Rio com homenagem a Zumbi
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
Moro escolhe delegados da Lava Jato para PF e departamento do MJ
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados

MAIS NOTICIAS

 

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida
 
 
Autoridades de Cuba anunciam retorno de médicos antes do fim do ano
 
 
Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções
 
 
Ex-CEO da Nissan é preso no Japão suspeito de reduzir próprio lucro
 
 
Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã
 
 
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212