Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Entidades acertam formação do Centro Europa-Brasil - Jornal Brasil em Folhas
Entidades acertam formação do Centro Europa-Brasil


As entidades brasileiras que compõem o Centro para Cooperação em Inovação e Negócios Europa-Brasil (Cebrabic) acertaram nesta semana em Berlim, na Alemanha, os detalhes para a formação do Centro. Financiado pelo Horizon 2020, programa de fomento à pesquisa e inovação da Comissão Europeia, o objetivo do Cebrabic é identificar potencialidades para desenvolver a inovação na indústria brasileira, por meio da cooperação com empresas e organizações europeias.

Para isso, o projeto visa a oferta sustentável de um conjunto diversificado de serviços, como a criação de redes e parcerias, consultoria empresarial, compartilhamento de recursos, atração de investimento, capacitação e sensibilização. A reunião de lançamento do projeto Centro para Cooperação em Inovação e Negócios Europa-Brasil, aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês em Berlim.

Composição do Cebrabic
A representação brasileira é composta por Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).UniãoEuropeia Brasil Europa

Além das brasileiras, o consórcio, coordenado, pelo Fraunhofer IPK – referência em pesquisa aplicada na Europa – envolve sete outras instituições europeias: Regionalis Tudaskozpont Kft (RCISD – Hungria); Deutsches Zentrum Fuer Luft – Und Raumfahrt EV (DLR – Alemanha); European Business and Innovation Centre Network (EBN – Bélgica); International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP – Espanha); Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI – Portugal); Oesterreichische Forschungsfoerderungsgesellschaft MBH (FFG – Áustria) e Sabanci University (SU – Turquia).

Apresentação
Durante o evento em Berlim, o diretor da Associação, Filipe Cassapo, e a secretária executiva Marcela Gentil Flores, apresentaram a Anpei para os participantes e destacaram as iniciativas que serão trabalhadas como ativos ao Cebrabic, facilitando a cooperação entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da União Europeia. A Plataforma iTec, os Comitês Temáticos, a Conferência Anual e o Guia de Apoio ao Fomento são os programas da Anpei que serão envolvidos no Cebrabic.

Institutos de Inovação
O Senai, por sua vez, destacou em Berlim a importância de seus Institutos de Inovação como hubs regionais de prestação de serviço em pesquisa aplicada em cooperação com instituições europeias. A participação no consórcio proporcionará ao Senai a internacionalização de seus Institutos de Inovação, a redução da curva de aprendizado em tecnologias e o fortalecimento de sua rede de parceiros internacionais.

Unicamp
Durante a reunião de lançamento do projeto, a Universidade Estadual de Campinas apontou que estará envolvida, principalmente, na avaliação dos impactos do Cebrabic e em seu monitoramento ao longo de toda a execução. Nesse sentido, a Unicamp irá projetar e desenvolver sistemas de avaliação e monitoramento especialmente para esses fins.

Confap
Representado por sua vice-presidente, Maria Zaira Turchi, e pela assessora para cooperação com a União Europeia, Elisa Natola, o Confap apresentou sua organização para os demais parceiros e suas 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa associadas, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O Conselho destacou também o detalhamento das ações que serão desenvolvidas nas fases de estudo do contexto brasileiro de P,D&I e de implementação para fortalecer a criação de redes colaborativas entre o Brasil e a Europa.

 

Últimas Notícias

Sul e Sudeste se unem e formam consórcio para ações conjuntas
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
Feiras em São Paulo oferecem oportunidades de intercâmbio no exterior
Treze de 16 docentes relataram casos de agressão na escola de Suzano

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212