Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Prefeitos valorizam integração em Fórum Conexão Futuro Saúde - Jornal Brasil em Folhas
Prefeitos valorizam integração em Fórum Conexão Futuro Saúde


Cerca de 600 convidados, entre prefeitos, secretários municipais de saúde e parceiros da Secretaria da Saúde (SES-GO) receberam nesta quarta-feira, dia 1º, informações sobre o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Eles participaram do 1º Fórum – Conexão Futuro Saúde, no Oliveira’s Place, em Goiânia. Neste ano, cada município deverá receber uma Estação Conecta SUS, que vai permitir web conferências com a sede da SES-GO e regionais de saúde. Essa estação é composta por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e dusa TVs de 47” para suporte de montagem do equipamento. Em fase piloto, 14 municípios já receberam essas estações.

Durante o evento, os participantes puderam enviar perguntas, por meio de videoconferência, aos ministros da Saúde, Ricardo Barros; do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; e ao secretário de estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela. Os três falaram sobre projetos que ainda serão apresentados, e os que já estão em vigor para as áreas Social e de Saúde, bem como da expectativa de recursos a serem disponibilizados para os municípios.

O evento contou com a palestra do filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella, que trouxe na bagagem intelectual uma exposição sobre a importância de se trabalhar motivado e deixar um legado positivo focado nas atitudes de cada um. O tema da palestra foi Qual é a tua obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética. O 1º Fórum – Conexão Futuro Saúde foi realizado em parceria da SES e Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular.

Organizar dados nos municípios
Os prefeitos falaram sobre a importância do Fórum Conexão Futuro Saúde. Joaquim dos Reis, prefeito de Adelândia, cidade distante 100 km de Goiânia, agradeceu o convite e diz que recebeu todas as informações que precisava para dar agilidade aos processos que garantam a melhoria da Saúde dos adelandenses. “Vimos a importância de organizar dados em Saúde como ferramenta de gestão”, disse.

O prefeito da cidade de Pontalina, distante 95 km de Goiânia, Milton Ricardo de Paiva, parabenizou a Secretaria de Estado da Saúde pelo encontro que permitiu a integração entre vários prefeitos goianos. “Iniciativas como essas são cruciais para que possamos conhecer o que nos é oferecido em termos de tecnologia de informações em Saúde. “Saio daqui hoje mais motivado. Nosso anseio é buscar parcerias e conhecimento”, disse.

João Barbosa de Oliveira, prefeito de Piracanjuba, garante que as informações recebidas no evento trouxeram luz para gerenciar melhor a Saúde do município dele: “Entendemos aqui, hoje, a importância da parceria e da informação para que nós possamos ter conhecimento dos dados em Saúde que são oferecidos pelo Conecta SUS. Vimos de perto esse trabalho para buscarmos mais benefícios para a nossa população. Precisamos alimentar bem nossos sistemas de dados em Saúde com objetivo de alcançar metas e garantir recursos e investimento para cuidar dos nossos munícipes”, salientou.

Conecta SUS
conecta-sus-03No Conecta SUS ficam concentradas as informações para a gestão do SUS com agrupamento e análise de centenas de indicadores de saúde que dão suporte à tomada de decisões para proteger o bem-estar dos cidadãos goianos.

A estação composta por painéis que monitoram desde dados sobre nascimentos até índices de infestação do Aedes em uma quadra específica de uma cidade estão disponíveis também on line, pelo site do Conecta SUS.

Projeto inédito no País, o Conecta SUS está instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, e monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria.

O local do Conecta SUS tem 350 metros quadrados, onde trabalham técnicos que pertencem aos quadros da própria Secretaria de Estado da Saúde. Há dois espaços de reuniões com apoio de tecnologia da informação avançada, que facilita as discussões e integração das áreas. Há 86 monitores que formam 15 painéis. Um dos espaços é destinado ao gerenciamento de situações de risco.

Em dois anos de funcionamento, o Conecta SUS consolidou-se como modelo para todo o País. O ambiente tecnológico já recebeu a visita de 21 comitivas de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde, de instituições ligadas à saúde e de universidades.

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212