Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 OVG alia sustentabilidade com promoção social - Jornal Brasil em Folhas
OVG alia sustentabilidade com promoção social


Potes de sorvete, garrafas pet, tampinhas de garrafa, embalagens longa vida e outros materiais inservíveis viram matérias-primas de valor agregado nas mãos das alunas de artesanato da melhor idade do Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário.

Durante os agradáveis encontros, as alunas são estimuladas a desenvolver suas habilidades de bordado, pintura, recorte e costura para dar forma às mais diferentes peças, que despertam interesse comercial no ciclo que convivem. As oficinas gratuitas agregam mais do que o conhecimento das artes manuais, elas permitem a troca de experiência, o estabelecimento de novos vínculos afetivos e um exercício pleno para o corpo e a mente.

Além disso, a escolha dos materiais utilizados leva em conta o seu fácil acesso aliado à sustentabilidade, ao se conferir uma nova utilidade a peças tidas como inservíveis. Segundo explica a instrutora da oficina, Jacqueline de Paula dos Santos, são transformados em artesanato materiais que iriam diretamente para o lixo.

Carteira
A mais nova peça “queridinha” pelas artesãs é uma carteira produzida com embalagens longa vida. Sua produção leva meros 40 minutos e é desenvolvida a partir de um molde que ganha um Celma Carlos2revestimento de manta acrílica e tecido. “O resultado é muito bonito, e com poucos recursos investidos. Quem tem contato com a carteira não imagina que ela é feita de uma embalagem longa vida”, analisa a instrutora.

Segundo ela, o impacto positivo de quem se dedica às tarefas manuais, seja por lazer ou necessidade de aumentar a renda, reflete no estado emocional. “O simples fato de fazer algo funciona como uma espécie de remédio contra a angústia de quem não se sente útil. Muitas das participantes chegam aqui dizendo-se deprimidas pela falta de objetivos. Chegam acanhadas, mas, aos poucos, se tornam falantes. Elas ganham confiança ao repartirem suas experiências de vida e produzirem trabalhos que as fazem, novamente, se sentirem úteis”.

Celma CarlosFoi assim com Celma Carlos. A aposentada de 69 anos começou a frequentar o Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário há três meses. De segunda à sexta-feira, ela participa de várias atividades. Feliz com o resultado da carteira que fez, revela que a integração no local lhe trouxe muitos benefícios. Aos poucos, a depressão tem ficado no passado. “A integração é boa demais. Xô tristeza! Veja como ficou bonita a minha carteira. Vou fazer várias para dar a amigas e familiares em datas especiais como aniversários e Natal” inspira-se.

A psicóloga do Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário, Élvia Madalena Coelho, fala sobre o benefício do artesanato para os idosos. “Quem está com a autoestima em baixa tem a sensação de que não dá conta de realizar um trabalho. Ela não se sente apta a fazer coisas. O artesanato é uma atividade que tem início, meio e fim. Você planeja a ação, executa e depois avalia o resultado. E é justamente esse resultado e sua avaliação que faz com que a pessoa perceba que foi capaz de ser produtiva. Isso faz com que a autoestima fique melhor, se eleve”.

A unidade
O Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário oferece atividades, gratuitamente, para pessoas com 60 anos de idade ou mais. São: aulas de dança, teatro e teclado, contação de histórias, inclusão digital (noções de digitação, edição de texto e internet), atividades laborativas e reciclagem, oficina de beleza, treinamento funcional e pilates. O atendimento conta com equipe multiprofissional, formada por pedagogo, assistente social, psicólogo e educador físico.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212