Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Parceria leva conhecimento sobre o Cerrado para estudantes - Jornal Brasil em Folhas
Parceria leva conhecimento sobre o Cerrado para estudantes


O projeto Educação para Inovação será iniciado ainda neste semestre com o objetivo de levar conhecimento sobre ecossistemas do Cerrado e despertar estudantes do ensino fundamental para a importância da preservação ambiental. A atividade é um projeto da Emater que vai ser executado em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A proposta é que, por meio de visitas guiadas na Estação Experimental de Nativas do Cerrado/Emater, em Goiânia, os alunos também possam conhecer mais sobre pesquisas realizadas na área agrícola e fortalecer os laços que unem o meio urbano ao meio rural.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, explicou que estão sendo desenvolvidos materiais específicos para tratar dos assuntos na linguagem das crianças e declarou ainda que o projeto pretende reformular a imagens sobre o setor rural entre os jovens. “Precisamos desmistificar a ideia de que o campo é ruim, e que os produtores que vivem lá destroem o meio ambiente”, defendeu Arraes.

Na semana passada, foi realizada uma reunião na Estação Experimental entre a Emater e representantes da Seduce. Durante o encontro, o representante da Educação, superintendente Executivo Marcos das Neves, aprovou a iniciativa e declarou que mais de 40 escolas em Goiânia estão em condições de participar do projeto. “Vamos classificar as 10 melhores escolas para darem início ao projeto e programar as visitas”, planejou o superintendente. O grupo visitou o roteiro que será percorrido pelos estudantes na Estação Experimental Nativas do Cerrado. O trajeto conta com visitas a áreas de compostagem, ao horto de plantas medicinais, ao orquidário, ao viveiro de mudas e ao bosque de fruteiras nativas do Cerrado.

Parcerias
Emater e Seduce já possuem parceria para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio desse trabalho, produtores assessorados pela Agência fornecem alimentos para a merenda das escolas em todo o Estado. Além disso, as instituições trabalham juntas em projetos de elaboração de hortas e realização de oficinas de soja para alimentação humana em unidades estaduais de educação.

A gerente de Merenda Escolar da Seduce, Fátima Vauldimar Costa Silva, considerou que a parceria ainda pode ser estendida a estudantes do ensino médio. A professora lembrou que, no Novo Ensino Médio que começa a ser implantado, os alunos podem direcionar os estudos e o conhecimento sobre as atividades de pesquisa agropecuária podem levar à escolha de uma profissão relacionada ao campo. “A vinda a um centro de pesquisa só tem a enriquecer o conhecimento dos alunos. Isso leva até mesmo a um direcionamento dos estudantes em relação ao curso de graduação que eles querem fazer”, avaliou.

Emater e Seduce definiram um grupo de trabalho que irá consolidar o projeto de parceria, que deverá ser firmado formalmente entre as duas instituições. Também participaram das atividades o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural Pesquisa Agropecuária, Antelmo Teixeira Alves, e a diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, além de gerentes da Agência e outros membros da equipe da Seduce.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212