Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Parceria leva conhecimento sobre o Cerrado para estudantes - Jornal Brasil em Folhas
Parceria leva conhecimento sobre o Cerrado para estudantes


O projeto Educação para Inovação será iniciado ainda neste semestre com o objetivo de levar conhecimento sobre ecossistemas do Cerrado e despertar estudantes do ensino fundamental para a importância da preservação ambiental. A atividade é um projeto da Emater que vai ser executado em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A proposta é que, por meio de visitas guiadas na Estação Experimental de Nativas do Cerrado/Emater, em Goiânia, os alunos também possam conhecer mais sobre pesquisas realizadas na área agrícola e fortalecer os laços que unem o meio urbano ao meio rural.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, explicou que estão sendo desenvolvidos materiais específicos para tratar dos assuntos na linguagem das crianças e declarou ainda que o projeto pretende reformular a imagens sobre o setor rural entre os jovens. “Precisamos desmistificar a ideia de que o campo é ruim, e que os produtores que vivem lá destroem o meio ambiente”, defendeu Arraes.

Na semana passada, foi realizada uma reunião na Estação Experimental entre a Emater e representantes da Seduce. Durante o encontro, o representante da Educação, superintendente Executivo Marcos das Neves, aprovou a iniciativa e declarou que mais de 40 escolas em Goiânia estão em condições de participar do projeto. “Vamos classificar as 10 melhores escolas para darem início ao projeto e programar as visitas”, planejou o superintendente. O grupo visitou o roteiro que será percorrido pelos estudantes na Estação Experimental Nativas do Cerrado. O trajeto conta com visitas a áreas de compostagem, ao horto de plantas medicinais, ao orquidário, ao viveiro de mudas e ao bosque de fruteiras nativas do Cerrado.

Parcerias
Emater e Seduce já possuem parceria para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio desse trabalho, produtores assessorados pela Agência fornecem alimentos para a merenda das escolas em todo o Estado. Além disso, as instituições trabalham juntas em projetos de elaboração de hortas e realização de oficinas de soja para alimentação humana em unidades estaduais de educação.

A gerente de Merenda Escolar da Seduce, Fátima Vauldimar Costa Silva, considerou que a parceria ainda pode ser estendida a estudantes do ensino médio. A professora lembrou que, no Novo Ensino Médio que começa a ser implantado, os alunos podem direcionar os estudos e o conhecimento sobre as atividades de pesquisa agropecuária podem levar à escolha de uma profissão relacionada ao campo. “A vinda a um centro de pesquisa só tem a enriquecer o conhecimento dos alunos. Isso leva até mesmo a um direcionamento dos estudantes em relação ao curso de graduação que eles querem fazer”, avaliou.

Emater e Seduce definiram um grupo de trabalho que irá consolidar o projeto de parceria, que deverá ser firmado formalmente entre as duas instituições. Também participaram das atividades o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural Pesquisa Agropecuária, Antelmo Teixeira Alves, e a diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, além de gerentes da Agência e outros membros da equipe da Seduce.

 

Últimas Notícias

Atos em Brasília marcam os 50 anos da Receita Federal
Temer pede que brasileiros reflitam sobre questão racial
Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
Dia da Consciência Negra é comemorado no Rio com homenagem a Zumbi
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
Moro escolhe delegados da Lava Jato para PF e departamento do MJ
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados

MAIS NOTICIAS

 

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida
 
 
Autoridades de Cuba anunciam retorno de médicos antes do fim do ano
 
 
Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções
 
 
Ex-CEO da Nissan é preso no Japão suspeito de reduzir próprio lucro
 
 
Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã
 
 
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212