Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Presidente da Fapeg assume comando do Conselho Nacional das Fundações Estaduais - Jornal Brasil em Folhas
Presidente da Fapeg assume comando do Conselho Nacional das Fundações Estaduais


A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, é a nova presidente eleita do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Zaira Turchi, que já atuava como vice-presidente da entidade nos últimos dois anos, foi eleita por aclamação nesta sexta-feira, dia 10 de março, pelos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) presentes na reunião do Fórum Confap, em São Paulo (SP). Ela é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade – das 26 Fundações, apenas duas são presididas por mulheres.

A nova gestão será compartilhada com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, que assume a vice-presidência da entidade. O mandato será de dois anos - março de 2017 a março de 2019 - e deverá manter uma política de continuidade e expansão das ações que têm sido desenvolvidas nas duas últimas gestões do Conselho – Sergio Gargioni (2013-2017) e Mário Neto Borges (2009-2013).

Propostas
As ações da nova gestão do Confap serão pautadas por cinco pontos fundamentais na proposta de metas e no plano de ações apresentados pela nova diretoria. São eles: a consolidação do Sistema Nacional de CT&I; maior articulação entre as FAPs; o fortalecimento e ampliação das ações de internacionalização do Confap e das FAPs; a consolidação do novo arcabouço legal em CT&I; e a questão da difusão científica e popularização da ciência.

Para a nova presidente do Confap, Zaira Turchi, a perspectiva para a gestão que se inicia é ampliar e consolidar as parcerias já estabelecidas. “O Confap, hoje, tem uma capilaridade enorme e uma força de articular as fundações no sistema nacional de Ciência e Tecnologia. Essa possibilidade de articulação nacional tem atraído organismos internacionais em busca de parcerias com a entidade. Há várias ações já acordadas que devem ser implementadas nesses acordos internacionais e há novas possibilidades de arranjos que surgem com esses organismos e com as agências federais, como CNPq, Capes e Finep, entre outros. São novas oportunidades para os estados”, ressaltou.

Zaira Turchi também destacou a importância da articulação entre as FAPs de diferentes estados para o crescimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. “Vamos dar continuidade e ampliar ações conjuntas entre as FAPs. Esses consórcios têm sido exitosos e vamos trabalhar segundo as perspectivas de cada estado, na sua capacidade instalada de pesquisadores na região e nos seus limites, em diálogo com outras regiões. Isso é que contribui para que de fato possamos fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil como um todo. O Confap é essa articulação e a possibilidade de defender e lutar por esses objetivos: garantir vinculação, orçamento próprio e mostrar para os governos estaduais e para o conjunto da nação como esse investimento em ciência, tecnológico e inovação é prioritário e importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, completou.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212