Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Presidente da Fapeg assume comando do Conselho Nacional das Fundações Estaduais - Jornal Brasil em Folhas
Presidente da Fapeg assume comando do Conselho Nacional das Fundações Estaduais


A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, é a nova presidente eleita do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Zaira Turchi, que já atuava como vice-presidente da entidade nos últimos dois anos, foi eleita por aclamação nesta sexta-feira, dia 10 de março, pelos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) presentes na reunião do Fórum Confap, em São Paulo (SP). Ela é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade – das 26 Fundações, apenas duas são presididas por mulheres.

A nova gestão será compartilhada com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, que assume a vice-presidência da entidade. O mandato será de dois anos - março de 2017 a março de 2019 - e deverá manter uma política de continuidade e expansão das ações que têm sido desenvolvidas nas duas últimas gestões do Conselho – Sergio Gargioni (2013-2017) e Mário Neto Borges (2009-2013).

Propostas
As ações da nova gestão do Confap serão pautadas por cinco pontos fundamentais na proposta de metas e no plano de ações apresentados pela nova diretoria. São eles: a consolidação do Sistema Nacional de CT&I; maior articulação entre as FAPs; o fortalecimento e ampliação das ações de internacionalização do Confap e das FAPs; a consolidação do novo arcabouço legal em CT&I; e a questão da difusão científica e popularização da ciência.

Para a nova presidente do Confap, Zaira Turchi, a perspectiva para a gestão que se inicia é ampliar e consolidar as parcerias já estabelecidas. “O Confap, hoje, tem uma capilaridade enorme e uma força de articular as fundações no sistema nacional de Ciência e Tecnologia. Essa possibilidade de articulação nacional tem atraído organismos internacionais em busca de parcerias com a entidade. Há várias ações já acordadas que devem ser implementadas nesses acordos internacionais e há novas possibilidades de arranjos que surgem com esses organismos e com as agências federais, como CNPq, Capes e Finep, entre outros. São novas oportunidades para os estados”, ressaltou.

Zaira Turchi também destacou a importância da articulação entre as FAPs de diferentes estados para o crescimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. “Vamos dar continuidade e ampliar ações conjuntas entre as FAPs. Esses consórcios têm sido exitosos e vamos trabalhar segundo as perspectivas de cada estado, na sua capacidade instalada de pesquisadores na região e nos seus limites, em diálogo com outras regiões. Isso é que contribui para que de fato possamos fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil como um todo. O Confap é essa articulação e a possibilidade de defender e lutar por esses objetivos: garantir vinculação, orçamento próprio e mostrar para os governos estaduais e para o conjunto da nação como esse investimento em ciência, tecnológico e inovação é prioritário e importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, completou.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212