A Universidade Estadual de Goiás está a poucos dias de completar a maioridade. No próximo domingo, dia 16 de abril, completamos 18 anos. A UEG é uma Instituição jovem que já nasceu com a missão de transformar vidas, distribuindo conhecimento para outros milhares de jovens e mudando a realidade social e econômica deles também. A universidade atende mais de 20 mil alunos.
Desde a fundação, em 1999, quase 100 mil estudantes passaram por algum dos Câmpus da UEG. Hoje, já são 41 espalhados por Goiás. E em cada um desses Câmpus, a UEG oferece cursos específicos. São 138 cursos de graduação, que contemplam as mais diversas áreas do conhecimento. Assim, ninguém precisa sair de casa para conseguir se formar; a oportunidade de um curso superior e de uma vida melhor está ali, pertinho.
E, o mais importante, com Câmpus em todas as regiões do Estado, a Universidade se torna democrática, aberta e cumpre um de seus maiores papéis sociais: o de levar desenvolvimento para todos os cantos de Goiás através da qualificação da mão de obra e da educação de qualidade, formando os profissionais que o mercado regional precisa para crescer. A UEG também oferece 63 cursos de especialização, 11 mestrados e dois doutorados.
Mas, estamos certos que a contribuição da UEG não para por aí. Além da graduação, a pós-graduação, os projetos de pesquisa e de extensão nos permitem colaborar com o presente dessas comunidades e nos ajudam a pensar e planejar um futuro melhor. É assim, por exemplo, em projetos que ajudam a dar mais qualidade de vida para idosos, ou oferecem capacitação para trabalhadores rurais. E é assim também, nas pesquisas que saem dos laboratórios da Universidade e ajudam a mudar a realidade das pessoas.
A UEG chega aos 18 anos, orgulhosa do que já fez e se preparando para muito mais. A Universidade passa por uma reformulação com o lema “Universidade de Futuro”. É um planejamento estratégico que pretende colocar a UEG entre as 100 melhores do país e entre as 5 melhores universidades do centro-oeste. “Estamos investindo no planejamento com solidez, o que nos permitirá dar saltos de qualidade nos próximos anos. Temos metas bem elaboradas de desempenho para serem atingidas em 2020 e 2030”, detalha o reitor Haroldo Reimer.
|