Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Alemanha comemora 200 anos da invenção da bicicleta - Jornal Brasil em Folhas
Alemanha comemora 200 anos da invenção da bicicleta


A Alemanha comemora, com exposições em diversos lugares do país, os 200 anos da invenção da bicicleta pelo barão Karl von Drais, que solucionou diversas crises da época com o novo veículo.

A principal exposição está em Mannheim, no sudoeste da Alemanha, 2 rodas-200 anos. O barão de Drais e a invenção da bicicleta, e começa com um retrato de Drais como um vanguardista em seu tempo que, no entanto, não pôde tirar proveito econômico de sua invenção.

Drais morreu em 1851, pobre e cheio de inimigos por causa de seu apoio a movimentos revolucionários liberais, o que o levou inclusive a renunciar a seu título de nobreza.

A ideia principal da invenção surgiu da patinação no gelo, disse Drais em uma frase que a exposição resgata e que se diz que é praticamente a única que dá pistas sobre as reflexões de caráter técnico que fez antes de sua invenção.

O artefato produzido por Drais se parecia, em essência, com as bicicletas atuais, embora lhes faltasse um elemento fundamental que são os pedais.

Curiosamente, nas últimas décadas se recuperou o modelo da bicicleta sem pedais para crianças, na qual se aprende a manter o equilibro mais facilmente que com as tradicionais duas rodinhas traseiras.

Em todo caso, a bicicleta de Drais se movimentava na medida em que o ciclista a impulsionava alternativamente com os dois pés, como se estivesse correndo.

A primeira viagem pública foi realizada pelo próprio Drais no dia 12 de junho no trajeto entre Mannheim e uma cidade vizinha.

O percurso, de ida e volta, era de 14 quilômetros e Drais o percorreu em menos de uma hora, em uma velocidade média de cerca de 15 km/h, melhorando os registros das carroças do correio da época.

Um ano depois, Drais faria a primeira viagem em bicicleta de longa duração, entre Mannheim e Paris - cerca de 450 quilômetros -, para apresentar sua invenção na capital francesa.

A invenção chegou em um bom momento porque no começo do século XIX havia um problema com o preço da aveia, devido a más colheitas, que tinha encarecido a alimentação dos cavalos.

A situação se agravou com a erupção do vulcão Tambora, situado no que hoje é a Indonésia, que teve repercussões climáticas globais, com nevascas que afetaram as colheitas no mundo todo.

Por conta do Tambora, 1816 foi chamado inclusive de o ano sem verão, e houve crises de fome no mundo todo. Quando a catástrofe se atenuou, muita gente havia comido seus cavalos.

Os cavalos eram o principal meio de transporte da época e, embora desde décadas antes se tivesse começado a experimentar veículos a vapor, estes eram caros e pesados demais, e não eram aptos para a vida diária e para o transporte de cargas pequenas.

Nessas circunstâncias, a invenção de Drais se expandiu relativamente rápido. Uma prova disso é que em várias cidades - em Mannheim em 1817, em Paris em 1818 e em Londres, Nova York, Filadélfia e Calcutá em 1819 - se proibiu expressamente transitar de bicicleta pelas calçadas.

No entanto - e apesar de Drais ter patenteado sua invenção em Paris - eram plágios que não reportaram lucro econômico algum ao inventor.

O auge durou uma década até que, depois da normalização das colheitas, aumentou outra vez o número de cavalos. Depois a invenção de Drais caiu durante décadas no esquecimento.

Em 1867 Pierre Michaux apresentou, na exposição universal de Paris, uma bicicleta com pedais que causou euforia e levou ao segundo auge da invenção, que Drais já não pôde ver.

Neste ano, o governo alemão - por ocasião do segundo centenário da invenção da bicicleta - destinará 25 milhões de euros à construção de ciclovias rápidas. No entanto, o Clube Alemão da Bicicleta (ADFC) considera a quantia insuficiente e acredita que seriam necessários 250 milhões de euros.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212