Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Abr de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Feira Nacional da Reforma Agrária ocorre em maio na capital paulista - Jornal Brasil em Folhas
Feira Nacional da Reforma Agrária ocorre em maio na capital paulista


O lançamento da 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária ocorreu hoje (13) no Armazém do Campo, em São Paulo. A loja de produtos oriundos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu também música, sarau e intervenções políticas, em uma mostra da programação do evento que ocorre entre os dias 4 e 7 de maio, no Parque da Água Branca, na capital paulista.

Durante a feira, caminhões com mais de 200 toneladas de alimentos, produzidos em 23 estados, além do Distrito Federal, irão para São Paulo com mais de 500 agricultores que fazem parte do MST para participar da feira. “De janeiro para cá todo mundo está empenhado nessa construção, tanto na produção, na seleção e no beneficiamento dos produtos, mas também na mobilização das pessoas”, disse a agricultora cearense Antônia Ivoneide Silva, conhecida como Neném, do setor de produção do MST e integrante da coordenação da feira.

Da Grande São Paulo, pelo menos 4 toneladas de alimentos devem ser levadas para o evento. Verduras, feijão, batata-doce e mandioca, tudo produzido sem agrotóxico, devem ser ofertados na feira a partir da produção do Centro de Formação Campo Cidade de Jarinu. “A gente dos movimentos sociais quer mostrar exatamente o oposto: que toda a sociedade deve comer comida saudável. Isso é viável tanto para o produtor como para o consumidor”, disse Guilherme Verde, da direção estadual do MST em São Paulo.

Alimentação saudável

A questão da alimentação saudável é um tema central que o movimento quer trazer para a sociedade. “Estamos debatendo soberania alimentar, mas agora, mesmo para quem nunca passou fome na vida, não tem a segurança de saber o que está comendo. Até chegar na nossa mesa, alguém já decidiu a forma de produção, quanto veneno usou, se é transgênico”, disse Neném. Ela acredita que a feira é uma oportunidade de diálogo direto com os agricultores.

João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, diz que este é um momento de celebração para a população camponesa. “É um momento de reunir todo o nosso campo popular, em um momento difícil que vive a sociedade brasileira, para celebrar as conquistas. É trazer a festa da colheita do campo aqui para a cidade”, disse. Segundo o coordenador, este também será um momento de crítica e reflexão sobre a conjuntura política do país e sobre o modelo de desenvolvimento do campo brasileiro.

Programação

Além da ofertas dos alimentos, a feira terá uma programação cultural com tenda literária, seminários, apresentações teatrais e shows. Entre as apresentações musicais, estão confirmados: Tulipa Ruiz, Tico Santa Cruz, Liniker e os Caramelows, Pereira da Viola, entre outros. Os assentamentos trarão também uma mostra das comidas típicas do país com 20 cozinhas que vão apresentar a Culinária da Terra.

A última Feira Nacional da Reforma Agrária ocorreu em outubro de 2015, também no Parque da Água Branca. Mais de 180 mil pessoas passaram pelo espaço nos quatro dias de feira.

 

Últimas Notícias

Aparecida lança projeto para estimular leitura literária
Marconi anuncia FCO R$ 3 bilhões para 2017 e geração de empregos
MST volta a ocupar fazendas e bloquear estradas para cobrar reforma agrária
Primeiro cara a cara de Lula e Moro terá claques da esquerda à direita
Israel redobra segurança em Jesusalém antes de Superpáscoa
Agehab coleta mais assinaturas em escrituras do Casa Legal em Aparecida de Goiânia
Fapeg tem dois bolsistas entre os semifinalistas do Famelab Brasil 2017
Procon Goiás faz cálculo de dívida pela internet

MAIS NOTICIAS

 


POLÍTICA
Marconi anuncia FCO R$ 3 bilhões para 2017 e geração de empregos

Ao dar posse aos novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), o governador Marconi Perillo anunciou previsão recorde do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para este ano.

 
 
CIDADES
MST volta a ocupar fazendas e bloquear estradas para cobrar reforma agrária

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas fazendas já ocupadas anteriormente para pedir pressa no assentamento das famílias. Segundo militantes, a manifestação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MS

 
 
POLÍTICA
Primeiro cara a cara de Lula e Moro terá claques da esquerda à direita

Combate do século”, “ato monstro”, “a hora da verdade.” São os votos de caravanas da esquerda à direita para o próximo 3 de maio.

 
 
MUNDO
Israel redobra segurança em Jesusalém antes de Superpáscoa

Além de 400 câmeras do circuito interno, balões de segurança com filmadoras sobrevoam a pequena área onde, segundo a Bíblia, Jesus Cristo deu seus últimos passos há quase 2.000 anos.

 


 
 
 
 


AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA
POLÍTICA
Crise: Marconi afirma que “remédios amargos” são necessários para o Brasil
ECONOMIA
Divulgadas reclamações dos consumidores no Nota Goiana
POLÍTICA
Impeachment não está no centro das preocupações do Passe Livre, diz militante
POLÍTICA
Parceria abre gestão compartilhada da Saneago em Goiânia
ECONOMIA
Panamá Papers: Hong Kong é rota para contornar restrições no continente chinês
MUNDO
Papa se encontra com refugiados na ilha grega de Lesbos em 16 de abril
POLÍTICA
Julgamento sobre posse de Lula está previsto para 20 de abril no Supremo
POLÍTICA
Depoimento de empresário no Conselho de Ética era desnecessário
 
ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 





HOME - EDIÇÃO DE HOJE - GO - DF - SP - RIO - BRASIL - MUNDO - ECONOMIA - TECNOLOGIA - CIÊNCIA - SAÚDE - CULTURA - ESPORTES - VIAGENS - CINEMA - VÍDEOS - CUPONS - ANUNCIE

© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212