Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Goiás Biométrico alça o Estado na dianteira do desenvolvimento tecnológico - Jornal Brasil em Folhas
Goiás Biométrico alça o Estado na dianteira do desenvolvimento tecnológico


O programa Goiás Biométrico, lançado pelo Governo de Goiás em agosto de 2014, tem conferido às ações do Estado assumir a dianteira do desenvolvimento tecnológico aplicado ao dia a dia do cidadão goiano. Sua mais recente conquista foi celebrada essa semana com o lançamento do novo modelo de RG adotado por todo o Estado. O novo formato inseriu a digitação das biometrias, incluindo a fotografia feita na hora, impressões e assinaturas digitais, com emissão feita a curto prazo, passando de 40 dias para sete, no interior do Estado; e três dias na capital Goiânia. Sua emissão será feita pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil.

“Esta é mais uma ação para facilitar a vida do cidadão. Este é o intuito perseguido por nosso governo desde o primeiro dia. O Governo só se justifica para isso: proporcionar às pessoas mais facilidades para tocar sua vida, desenvolver bem o seu trabalho, diminuir custos para a população e ajudar a melhorar as perspectivas de desenvolvimento do cidadão e da sociedade como um todo”, manifestou o governador Marconi Perillo, por meio de mensagem lida durante a solenidade de lançamento do novo RG.

Produtos

As carteiras de identidade biométricas são um dos produtos do programa Goiás Biométrico, apresentado ao governo de Goiás em agosto de 2014, que utiliza o Sistema Informatizado de Impressão Digital (Afis), uma das mais modernas plataformas de identificação civil e criminal do país. “Em dezembro, lançamos o Afis para a identificação na área criminal e, agora, o programa passa a atender também na área civil, num avanço importante para a segurança pública e todos os serviços públicos”, destacou o vice governador José Eliton, lembrando que o sistema tem aplicação em todas as áreas da administração pública.

Além do lançamento do novo modelo de RG biométrico, o Instituto de Identificação lançou a identidade social, para aqueles que usam nomes diferentes do gênero, e as carteiras funcionais provisórias para Agentes Prisionais. A solenidade também marcou a nova fase do Goiás Biométrico que passa a operar plenamente em todas as regiões do estado para a emissão de cartões funcionais teslin e carteiras de identidade e funcionais, também biométricas.

Ricardo Balestreri colhe a biometria para emissão da nova carteira de identidade

Para o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, o Goiás Biométrico vem trazer inúmeros benefícios à população, entre eles, a celeridade no atendimento. “O povo brasileiro é um povo sofrido, de várias formas, mas, também, por causa da morosidade na obtenção dos serviços públicos”, justificou. “Outro benefício é que o projeto inclui a identidade social para transexuais e travestis, objeto de uma luta histórica no país, que tem uma cultura homofóbica, em que se avança na lei mas nem sempre a máquina pública consegue dar guarida para o seu cumprimento”, afirma.

De acordo com Balestreri, outro aspecto importante do Goiás Biométrico é a integração que o sistema faz entre a área criminal e a área civil, um tema que foi discutido durante tantos anos e no qual não se consegue avanços na esfera federal. “E Goiás consegue fazer esse link interativo entre as duas áreas”, disse. Segundo declarou, o serviço a ser oferecido à população goiana “é uma comprovação de que Goiás tem vários nichos de vanguarda e que este é um deles. O estado mostra como fazer modernidade e como fazer ciência na segurança pública”, acentuou.

“O Goiás Biométrico dá o start para inserir o estado num novo momento de modernidade e tecnologia na área de identificação civil e criminal”, afirmou o vice-governador José Eliton, que estava ao lado do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri.

Identificação Itinerante

Vice governador José Eliton junto aos agentes da polícia Civil

Durante a visita ao Instituto de Identificação, ao lado dos secretários de Estado Joaquim Mesquita (Segplan) e Talles Barreto (Extraordinário), o vice-governador inaugurou a unidade móvel de identificação do instituto, onde solicitou nova carteira de identidade biométrica, recebendo-a ao final do evento, no auditório do Instituto de Identificação. Inaugurou, ainda, o Museu do Instituto de Identificação, que reúne peças e equipamentos rudimentares utilizados por peritos e papiloscopistas ao longo da história da identificação no estado de Goiás.

Segundo José Eliton, o estado de Goiás investiu mais de R$ 33 milhões na plataforma do Goiás Biométrico, que vai inserir Goiás como um dos estados líderes em tecnologia na área de identificação. “Já temos os melhores índices de resolutividade de crimes do país, o maior banco de DNA do Brasil, uma perícia eficiente e um trabalho científico de excelência no IML, entre outros avanços, o que demonstra claramente que Goiás está a cada dia aperfeiçoando na área da segurança”, destacou o vice-governador.

Com o Goiás Biométrico, Goiás passa a contar com a mais moderna plataforma de identificação do país, com capacidade de identificar crimes com muito mais agilidade no processamento das informações, tendo, muitas vezes, as informações em tempo real.

“É uma honra muito grande ver florescer, avançar e consolidar essa plataforma tecnológica, que nos coloca num novo patamar do ponto de vista da identificação, seja com objetivos na área criminal, seja com objetivos na área civil”, acentuou o vice-governador.

 

Últimas Notícias

Submarino argentino é encontrado um ano e um dia após desaparecimento
Parlamento cubano rejeita resolução da Eurocâmara sobre direitos human
Incêndio da Califórnia registra 74 mortos e mais de mil desaparecidos
Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país
EBC e Fundação Getulio Vargas firmam acordo para revitalizar acervo
Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado
Belo Horizonte tem previsão de mais chuva; temporais já mataram quatro
Prefeito de Mariana diz que não desistirá de ação no Reino Unido

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212