Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Oct de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Diagnóstico de comunidades vai construir programa socioambiental - Jornal Brasil em Folhas
Diagnóstico de comunidades vai construir programa socioambiental


Instituições de pesquisa universitária podem apresentar, até o próximo dia 23 de junho, propostas para a elaboração de um diagnóstico socioambiental de quatro comunidades vizinhas do Corcovado, morro onde está situada a estátua do Cristo Redentor, um dos mais famosos cartões-postais do Rio de Janeiro, localizado no Parque Nacional da Tijuca.

O diagnóstico vai identificar as principais demandas das comunidades Guararapes, Cerro Corá, Vila Cândido e Morro dos Prazeres, com o objetivo de elaborar um Programa Socioambiental a ser implementado no prazo de duração da concessão do Trem do Corcovado, nos próximos 18 anos. A concessão foi iniciada em 2014, após processo de licitação.

A coordenadora socioambiental do Parque Nacional da Tijuca, a analista ambiental Isaura Bredariol, destacou que o programa está sendo pensado de forma diferente da tradicional, uma vez que inclui a visão dos principais atores, que são o público-alvo do projeto, e não apenas critérios técnicos, na elaboração e no planejamento do diagnóstico.

“Queremos ouvir as demandas das comunidades para a elaboração do programa. A gente não vai chegar com o programa pronto, vai construir de forma participativa”, disse Isaura. Ela explicou que os jovens das comunidades querem trazer a universidade para perto deles, daí o edital ser voltado exclusivamente para instituições universitárias de pesquisa.

Financiamento

O Programa Socioambiental será financiado integralmente pela concessionária Trem do Corcovado, com recursos de R$ 211,02 mil por ano, a serem corrigidos anualmente. A medida está prevista no contrato de concessão.

Isaura informou que o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Tijuca, a instância principal de participação social na gestão da unidade, propôs a criação de uma Câmara Temática de Educação Ambiental para discutir o programa. “Dessa câmara temática participam as lideranças das comunidades que estão envolvidas, além de conselheiros do parque”. Ao todo, no entorno do Parque Nacional da Tijuca, existem 117 comunidades carentes.

A coordenadora considerou que o processo participativo usado na construção do termo de referência ampliou a interação entre os diversos setores envolvidos. As propostas encaminhadas pelas universidades serão avaliadas em conjunto com as lideranças comunitárias. A expectativa é que o diagnóstico possa começar a ser construído no fim de julho deste ano, com 12 meses para ser concluído.

“A gente quer que a maior parcela possível dos moradores seja ouvida, para que tenha voz dentro das comunidades. Por isso, a gente prevê um período de até um ano para o diagnóstico”. Após a conclusão, o programa será então implementado.

 

Últimas Notícias

Brasil tem mais de 2,5 milhões de professores
Polícia Ambiental busca jiboia desaparecida em prédio de Brasília
Justiça de Goiás bloqueia bens de Marconi Perillo e de ex-secretário
Partidos lançam frente de apoio à candidatura de Haddad
Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro
Polícia descobre autora de tratamento estético que matou mulher no Rio
Corregedor instaura processo para apurar exoneração de juíza no Pará
Mercosul repudia atos na Nicarágua e adverte sobre risco à democracia

MAIS NOTICIAS

 

Equipe de transição deve ser definida hoje à tarde, diz Caiado
 
 
ONS vai reforçar ações de segurança energética nas eleições e no Enem
 
 
Inflação medida pelo INPC sobe para 0,30% em setembro
 
 
Universidades particulares terão disciplina sobre primeira infância
 
 
Com Enem, horário de verão começa no dia 18 de novembro
 
 
Governo anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212