Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Pais de alunos aprovam projeto de tecnologia de incentivo à formação escolar - Jornal Brasil em Folhas
Pais de alunos aprovam projeto de tecnologia de incentivo à formação escolar


Via celular, pais de estudantes do ensino fundamental receberam uma mensagem sugerindo que visitem uma livraria ou biblioteca com os filhos para criar o hábito da leitura. Na semana seguinte, outra mensagem alertou os pais sobre a importância de trabalhar em equipe e sugeriu atividades conjuntas em família para desenvolver nos filhos esta habilidade.

As duas mensagens foram enviadas por meio do projeto EduqMais (estimula a participação das famílias na formação escolar de seus filhos, por meio de mensagens de celular -SMS), que busca aproximar os pais da vida escolar dos estudantes com o obetivo de trazer efeitos positivos para a aprendizagem. Durante oito semanas o projeto, a Mgov (uma empresa de consultoria especializada em gestão de políticas públicas e impacto social) enviou sugestões simples aos pais que se interessam em se envolver no aprendizado dos filhos, mas não sabiam por onde começar. O projeto teve apoio da Fundação Lemann.

O projeto-piloto do EduqMais foi aplicado em 2015 com 2 mil pais de alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental de 47 escolas públicas em Fortaleza, São Paulo e no Rio de Janeiro. As mensagem abordaram questões relacionadas ao interesse pelo estudo, sobre a curiosidade e a imaginação do adolescente, sua capacidade de dar opiniões sobre acontecimentos do país e do mundo e organização financeira. Ao final do projeto, a avaliação dos participantes foi que os pais se engajaram mais na vida escolar dos filhos.

Pai de uma estudante do 6° ano do ensino fundamental, o servidor público federal que mora em São Paulo (SP), Fernando Pereira Rodrigues, participou do projeto e avalia que as atividades sugeridas foram positivas para aproximá-lo mais da filha e para trazer novas descobertas para a estudante.

“Acho que ajudou bastante porque sugere temas para uma conversa com o aluno e abre os olhos da gente para este caminho. Uma sugestão foi assistir jornal para se inteirar das notícias. Minha filha não tinha muita noção de notícias e depois do encaminhamento ela passou a prestar mais atenção. Também procurou ler mais”, conta Fernando Pereira.

Ele disse que atualmente os pais não tem tempo para participar das atividades escolares dos filhos e poucos comparecem às reuniões na escola. Iniciativas para incentivar maior participação são vista como positivas pelo servidor público.

Após a experiência com o projeto-piloto em 2015, a MGov negocia com fundações e secretarias de educação para dar continuidade ao EduqMais e implementar em mais escolas públicas do país.

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212