Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Divergências sobre Rússia marcam primeiro encontro Trump-UE - Jornal Brasil em Folhas
Divergências sobre Rússia marcam primeiro encontro Trump-UE


As divergências entre Bruxelas e Washington sobre a Rússia e a questão do comércio internacional marcaram nesta quinta-feira a aguardada primeira reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os principais líderes da União Europeia (UE).

Estados Unidos e UE não têm uma posição comum sobre a Rússia, afirmou presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após uma reunião de mais de uma hora com o presidente americano em Bruxelas.

Não estou 100% seguro que possamos dizer hoje, o senhor presidente e eu mesmo, que temos uma posição comum, uma opinião comum sobre a Rússia. Mas quando se trata do conflito na Ucrânia parece que estamos na mesma página, disse Tusk.

Em seu primeiro encontro oficial desde a chegada de Trump à Casa Branca, os dois, ao lado do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, abordaram temas como política externa, segurança, clima e relações comerciais, completou.

Apesar da concordância na questão da luta contra o terrorismo, alguns assuntos permanecem abertos como o clima e o comércio, apontou Tusk, no momento em que as negociações sobre o TTIP, polêmico tratado de livre comércio entre os dois lados do Atlântico, estão congeladas.

Juncker aproveitou o encontro de pouco mais de 60 minutos para insistir na intensificação da cooperação comercial, que representa uma situação benéfica para as duas partes, afirmou uma porta-voz da Comissão Europeia, que anunciou um acordo para iniciar os trabalhos sobre um plano de ação conjunto sobre o comércio.

Os europeus, preocupados, estenderam o tapete vermelho para receber o presidente americano, que antes de tomar posse afirmou que outros países europeus seguiriam os passos do Reino Unido após o Brexit. Alguns meses depois, no entanto, felicitou o bloco por conseguir manter a unidade.

Trump foi recebido na entrada da sede do Conselho Europeu pelo presidente da instituição.

Minha mensagem principal para Trump foi a de que o que dá à nossa cooperação e nossa amizade seu significado mais profundo são os valores ocidentais fundamentais, como a paz, os direitos humanos, o respeito pela dignidade humana, destacou Tusk.

Para o presidente do Conselho, a principal tarefa atualmente é a consolidação de um mundo livre completamente ao redor destes valores, e não apenas de interesses.

Após a visita à UE, onde também se encontrou com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e o presidente da Eurocâmara, Antonio Tajani, Trump tem um almoço previsto com o colega francês, Emmanuel Macron.

Depois de passar por Arábia Saudita, Israel e Vaticano em sua primeira viagem internacional como presidente, Trump participará durante a tarde da reunião de cúpula da Otan, antes de viajar à cidade italiana de Taormina para uma reunião do G7 na sexta-feira e sábado.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212