Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Divergências sobre Rússia marcam primeiro encontro Trump-UE - Jornal Brasil em Folhas
Divergências sobre Rússia marcam primeiro encontro Trump-UE


As divergências entre Bruxelas e Washington sobre a Rússia e a questão do comércio internacional marcaram nesta quinta-feira a aguardada primeira reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os principais líderes da União Europeia (UE).

Estados Unidos e UE não têm uma posição comum sobre a Rússia, afirmou presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após uma reunião de mais de uma hora com o presidente americano em Bruxelas.

Não estou 100% seguro que possamos dizer hoje, o senhor presidente e eu mesmo, que temos uma posição comum, uma opinião comum sobre a Rússia. Mas quando se trata do conflito na Ucrânia parece que estamos na mesma página, disse Tusk.

Em seu primeiro encontro oficial desde a chegada de Trump à Casa Branca, os dois, ao lado do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, abordaram temas como política externa, segurança, clima e relações comerciais, completou.

Apesar da concordância na questão da luta contra o terrorismo, alguns assuntos permanecem abertos como o clima e o comércio, apontou Tusk, no momento em que as negociações sobre o TTIP, polêmico tratado de livre comércio entre os dois lados do Atlântico, estão congeladas.

Juncker aproveitou o encontro de pouco mais de 60 minutos para insistir na intensificação da cooperação comercial, que representa uma situação benéfica para as duas partes, afirmou uma porta-voz da Comissão Europeia, que anunciou um acordo para iniciar os trabalhos sobre um plano de ação conjunto sobre o comércio.

Os europeus, preocupados, estenderam o tapete vermelho para receber o presidente americano, que antes de tomar posse afirmou que outros países europeus seguiriam os passos do Reino Unido após o Brexit. Alguns meses depois, no entanto, felicitou o bloco por conseguir manter a unidade.

Trump foi recebido na entrada da sede do Conselho Europeu pelo presidente da instituição.

Minha mensagem principal para Trump foi a de que o que dá à nossa cooperação e nossa amizade seu significado mais profundo são os valores ocidentais fundamentais, como a paz, os direitos humanos, o respeito pela dignidade humana, destacou Tusk.

Para o presidente do Conselho, a principal tarefa atualmente é a consolidação de um mundo livre completamente ao redor destes valores, e não apenas de interesses.

Após a visita à UE, onde também se encontrou com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e o presidente da Eurocâmara, Antonio Tajani, Trump tem um almoço previsto com o colega francês, Emmanuel Macron.

Depois de passar por Arábia Saudita, Israel e Vaticano em sua primeira viagem internacional como presidente, Trump participará durante a tarde da reunião de cúpula da Otan, antes de viajar à cidade italiana de Taormina para uma reunião do G7 na sexta-feira e sábado.

 

Últimas Notícias

Sul e Sudeste se unem e formam consórcio para ações conjuntas
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
Feiras em São Paulo oferecem oportunidades de intercâmbio no exterior
Treze de 16 docentes relataram casos de agressão na escola de Suzano

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212