Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 PhotoEspaña exibe passado e futuro da fotografia do continente americano - Jornal Brasil em Folhas
PhotoEspaña exibe passado e futuro da fotografia do continente americano


As últimas tendências da fotografia contemporânea dividem espaço na Casa de América, na Espanha, com paisagens do Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, retratadas em meados do século XIX e com uma visão da Amazônia inspirada em um livro do paraense Inglês de Sousa escrito há quase 125 anos.

Ao todo, três exposições muito diferentes formam a contribuição da Casa de América para o PhotoEspaña, o festival internacional de fotografia e artes visuais, que este ano completa 20 anos. Confluências - Transatlântica 10 Anos, Contos amazônicos e Watkins, a paisagem dos Estados Unidos na coleção fotográfica de Sorolla são as três mostras que podem ser vistas na Casa de América até 20 de julho.

Dezoito fotógrafos de oito países criaram Confluências, o projeto do PhotoEspaña na Iberoamérica para promover trabalhos de criadores emergentes latino-americanos.

De acordo com a diretora do PhotoEspaña, María García, Confluências não representa uma revisão bairrista da fotografia na América Latina, mas tira seus autores do contexto local e os insere no marco internacional para fazer uma análise de que está acontecendo no meio fotográfico. Com esta mostra, segundo ela, eles tentaram mostrar quais os usos da fotografia na atualidade em facetas como a pós-fotografia, a fotorreportagem e a fotografia de autor, por exemplo.

A Casa de América também dá abertura a um pequeno projeto monográfico delicioso do paulista Rafael Milani inspirado no livro Contos amazônicos (1893).

É uma coleção de histórias sobre a Amazônia entendida como cosmos, explicou María.

Segundo ela, são 13 imagens com uma atmosfera sobrenatural que respeita a dualidade entre realidade e fantasia da obra que Inglês de Sousa publicou em 1893.

Já Watkins é composta de 30 imagens de paisagens do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, feitas em meados do século XIX por Carleton Watkins, um dos grandes fotógrafos americanos da época. A coleção veio do Museu Sorolla, em Madrid, pois Archer Milton Huntington, fundador do Hispanic Society of America, deu as obras de presente ao pintor Joaquín Sorolla.

O projeto era que Joaquín Sorolla fosse aos Estados Unidos para pintar essas paisagens, mas isso nunca aconteceu, segundo o diretor da Casa de América, Santiago Miralles, que destacou a grande qualidade das fotografias que permaneceram no arquivo pessoal do pintor.

Em 16 edições, o PhotoEspaña promoveu 792 mostras nos principais museus, salas de exposições, centros de arte y galerias da Espanha e anualmente atrai cerca de 700 mil pessoas, conforme os organizadores. EFE

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212