Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Exposição no Rio mostra tecnologia em impressão 3D - Jornal Brasil em Folhas
Exposição no Rio mostra tecnologia em impressão 3D


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) inaugurou esta semana a exposição 3D Imprimindo o Futuro. Mais de 100 peças mostram como essa tecnologia pode inspirar e modificar diversos setores como o design, a indústria e até mesmo a medicina. Promovida em parceria com o Science Museum de Londres e com apoio de diversas instituições de desenvolvimento da tecnologia 3D no Brasil, a exposição fica em cartaz até 31 de janeiro de 2018.

A diretora do Mast, Heloísa Bertol, disse que o objetivo da exposição é ampliar o acesso da população ao conhecimento científico e tecnológico. A mostra traz vários tipos de aplicações da tecnologia de impressão 3D. Os visitantes da exposição poderão conferir impressões em FDM (material de modelagem por fusão e deposição), em metais como titânio e aço, em náilon fixada por laser e ainda outro tipo em cerâmica.

A exibição também traz exemplos de como a impressão 3D pode ser utilizada em outras áreas, entre as quais a medicina, com a apresentação de aparelhos ortodônticos impressos em metal e implantes vertebrais e cranianos feitos de diferentes materiais, ou até a impressão 3D de uma tomografia para melhor a análise e o estudo.

Para o designer Ivo Antônio Almico, curador da exposição, a impressão 3D mudará o futuro. Ele diz que, de acordo com o arquiteto responsável pelo projeto da exibição, já é possível a impressão de uma casa com a nova tecnologia. É possível imprimi-la em módulos e montá-la conforme o projeto inicial, evitando o desperdício de dinheiro e material. O designer acredita que a técnica será aplicada nas indústrias futuramente até na produção de automóveis.

Almico também fala sobre a possível produção de membros robóticos via impressão 3D. “No futuro, de repente, uma criança que não tem uma das mãos, por exemplo, poderá escolher a mão que ela quer, como a do Batman, ou a do Homem de Ferro, e imprimir a própria mão, em vez da mão robótica tradicional”, disse o curador.

Além disso, o museu traz a reabertura da exposição Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D, projeto fruto de uma parceria entre o Masp e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A mostra tem a intenção de revelar, por meio da arte e da interatividade, a beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática, principalmente na área da geometrização.

A entrada nas exposições é gratuita. O Mast fica na Rua General Bruce 586, em São Cristóvão, e o horário de funcionamento é das 9h às 17h, de terça a sexta; das 14h às 19h, aos sábados; e das 14h às 18h, aos feriados.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212