Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Judiciário recebe diferenças salariais relativas à conversão de moedas - Jornal Brasil em Folhas
Judiciário recebe diferenças salariais relativas à conversão de moedas


Vice-governador José Eliton e o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Gilberto Marques FilhoServidores e magistrados do Poder Judiciário recebem a partir desta sexta-feira, dia 09, o pagamento das diferenças salariais relativas à conversão do Cruzeiro Real para a Unidade Real de Valor (URV), moeda provisória que deu origem ao Real. A autorização foi feita pelo vice-governador José Eliton nesta quinta-feira (08), durante solenidade na sede do TJGO com a presença do presidente da instituição, desembargador Gilberto Marques Filho.

Mais de 6 mil servidores receberão o pagamento das diferenças apuradas na conversão dos vencimentos em URV, do período de 1994 a 2005. O pagamento para os servidores será feito em 100 parcelas, enquanto para os magistrados será em 130, começando a partir da folha do mês de maio.

José Eliton disse que conquistas históricas do funcionalismo público só são possíveis graças aos esforços do governo no sentido de manter o equilíbrio das contas públicas. Ele abordou, também, o trabalho conjunto entre poderes. “A construção do Estado Democrático de Direito só se dá por meio de trabalho respeitoso entre as instituições, o que permite apontar caminhos para a resolução de crises”, disse.

Ao comemorar a decisão, o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques, relatou que o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) foi tema de tratativas com o governador Marconi Perillo, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a diretoria financeira do TJGO. “Por diversas vezes nos reunimos com o governador, que sempre demonstrou total dedicação na busca por solução desta demanda”, disse.

José Eliton pontuou o compromisso do Executivo no sentido de honrar compromissos com os servidores e a sociedade em geral. O evento contou com as presenças do deputado Humberto Aidar que, na ocasião, representou o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Tocantins, e o secretário da Casa Civil e indicado à Secretaria da Fazenda, João Furtado.

Decisão
Após julgamento, a Corte Especial decidiu, por unanimidade, pelo pagamento dos valores com correção monetária sobre vencimentos e 13º salário dos servidores do TJ-GO. São, aproximadamente, R$ 600 milhões, com o pagamento em 100 parcelas mensais para os servidores e 130 parcelas aos juízes. José Eliton fez questão de ressaltar que a despesa mensal do Estado continuará dentro do limite máximo com a folha do Judiciário.

Em 2016, após 22 anos de espera, foi reconhecido, para servidores e magistrados do TJGO, o direito de receber as diferenças decorrentes da conversão monetária incorreta do Cruzeiro Real para URV. Em julgamento realizado, a Corte Especial decidiu, por unanimidade, pelo pagamento dos valores com correção monetária sobre vencimentos e 13º salário.

Anteriormente à implantação do Real (que se deu em junho de 1994), a lei determinou a conversão dos salários que eram pagos em Cruzeiros Reais para a URV (Unidade Real de Valor), que foi um índice que procurou refletir a variação do poder aquisitivo da moeda, servindo apenas como unidade de conta e referência de valores. A data de referência para a conversão foi fixada em 1º de março de 1994.

O presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, disse estar bastante feliz com a conquista desse direito, principalmente por ter sido um dos responsáveis por este feito. “Foi uma angústia tremenda nesse período todo, mas graças a Deus tivemos esse momento tão especial, tão importante. Me sinto muito feliz por ser um dos responsáveis pela conquista desse direito”, celebrou.


 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212