Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Fapeg participa da assinatura da Declaração de Belém - Jornal Brasil em Folhas
Fapeg participa da assinatura da Declaração de Belém


A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, participaram na quinta-feira, dia 13 de julho, da solenidade que marcou a assinatura da Declaração de Belém para Pesquisas no Oceano Atlântico e Cooperação em Inovação (The Belém Statement on Atlantic Research and Innovation Cooperation), realizada na Torre de Belém, em Lisboa, Portugal. O documento de intenções foi assinado pelo comissário europeu para Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e pela ministra de Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor.

O documento busca integrar atividades de pesquisa entre os países banhados pelo Oceano Atlântico, de modo a conhecer melhor e aprofundar o conhecimento científico ligado aos ecossistemas marinhos; às relações entre oceanos e mudanças climáticas; à produção de alimentos provenientes do mar; e, também, sobre sistemas de energia provenientes dos oceanos. A cooperação busca entender, ainda, as dinâmicas do Oceano Atlântico com os Sistemas de Circulação interconectados com o Ártico e a Antártida.

A Declaração de Belém deverá construir objetivos bilaterais, nomeados como Declaração de Intenções em Pesquisa Marinha e Cooperação em Inovação com Brasil e África do Sul (Declarations of Intent on Marine Research and Innovation Cooperation with Brazil and South Africa), e o desenvolvimento do Contexto Sul-Sul para Cooperação Técnica e Científica no Atlântico Sul, Tropical e Austral.

O ministro Kassab declarou que a cooperação representa um marco nas relações entre os países e fomentará o desenvolvimento científico a partir do trabalho conjunto dos pesquisadores. “Quero saudar essa parceria e afirmar a disposição do governo brasileiro e de nosso ministério em prol de uma ampla cooperação. A ciência é transversal e tem papel fundamental para sustentar nosso progresso. Vamos trabalhar juntos, somar nossos potenciais e empreender esforços em busca do conhecimento e do desenvolvimento científico”, afirmou.

Como parceiro da cooperação entre Brasil e União Europeia, o Confap esteve presente na solenidade de assinatura. Os representantes do Conselho também participam durante a semana do evento “A New Era of the Blue Enlightenment”, que promove uma extensa programação, em Lisboa, voltada à cooperação científica, tecnológica e de inovação sobre a área destacada no acordo.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212