Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Termina hoje prazo para inscrição de atividades na Primavera dos Museus - Jornal Brasil em Folhas
Termina hoje prazo para inscrição de atividades na Primavera dos Museus


Museus e demais instituições culturais têm até a meia-noite de hoje (14) para inscrever atividades para a 11ª Primavera dos Museus. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento ocorrerá entre os dias 18 e 24 de setembro. Para participar, basta preencher formulário eletrônico no site do instituto, informando dados sobre o proponente e a ação que pretende efetivar. Os realizadores podem optar por diversos formatos, como seminários, exposições, shows, oficinas, visitas monitoradas e exibições de filmes.

Neste ano, a semana terá como tema Museus e suas Memórias. Integrante da Coordenação de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram e responsável pela organização da Primavera dos Museus, Sylvana Lobo explica que a proposta é fomentar a reflexão sobre a construção da memória e dos próprios valores adotados pelos museus.

“Quando se chama a atenção para a memória dos museus, busca-se destacar a importância de valorizar a memória institucional e também de questionar como essa memória tem se construído, comparada com as mudanças na sociedade”, diz Sylvana. Além de estimular esse “olhar para dentro”, o tema foi escolhido para fazer alusão aos 200 anos da criação do primeiro museu brasileiro, o Museu Nacional no Rio de Janeiro, que se completam no ano que vem.

A Primavera dos Museus ocorre há 10 anos, com o objetivo de estimular a realização e a divulgação das atividades dessas instituições, bem como ampliar a articulação entre eles. Entre 2007 e 2016, o total de atividades realizadas cresceu 15%, segundo dados do Ibram. O número de instituições envolvidas teve o mesmo percentual de ampliação.

“A primavera já está consolidada no cenário museal brasileiro. Os museus já têm a cultura de guardar o período do início da estação da primavera para realizar essas atividades”, destaca Sylvana. De acordo com Sylvana, o Ibram tem obtido resultados positivos, a exemplo de uma maior aproximação do museu com a sociedade, em geral, e seu público específico, além do aumento da própria visibilidade das instituições participantes.

Nos anos anteriores, os temas abordados foram Meio Ambiente, Memória e Vida, Museus e o Diálogo Intercultural, Museus e Direitos Humanos, Museus e Redes Sociais, Mulheres, Museus e Memórias, A Função Social dos Museus, Museus, Memória e Cultura Afrobrasileira, Museus Criativos, Museus e Memórias Indígenas e Museus, Memórias e Economia da Cultura. As atividades são viabilizadas pelas próprias instituições, cabendo ao Ibram a elaboração e divulgação nacional de uma programação conjunta.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212