Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Projeto milionário de mineração é barrado no Chile por risco ambiental - Jornal Brasil em Folhas
Projeto milionário de mineração é barrado no Chile por risco ambiental


O pinguim-de-humboldt, de estatura mediana, com até 70 centímetros de altura, tem aparência diferente da do pinguim-de-magalhães por ter uma única faixa preta na parte superior do tórax

Um comitê de ministros barrou, nesta segunda-feira, um projeto mineiro e portuário milionário que seria instalado na região de Coquimbo (centro-norte), por considerar que ele não garante a segurança de uma reserva nacional que contem 80% da espécie pinguins-de-humboldt.

O projeto Dominga, liderado pelo conglomerado chileno Andes Iron, é muito criticado por ambientalistas, que consideram sua instalação uma sentença de morte para uma região do Chile marcada pela diversidade ambiental.

Não estamos contra o desenvolvimento econômico nem os projetos necessários para o crescimento do país, mas eles devem responder adequadamente aos impactos que podem gerar. Nesse caso, não foi realizado de forma adequada, disse o ministro de Meio Ambiente, Marcelo Mena.

Tinha medidas de compensação que eram insuficientes, no sentido que nem podiam garantir cuidar das espécies com as quais estamos preocupados, como os pinguins-de-humboldt, afirmou o funcionário.

O comitê - integrado pelos representantes de Meio Ambiente, Agricultura, Economia, Saúde, Energia e Mineração - considerou que havia erros na avaliação do impacto do projeto.

Para o presidente da Sociedade Nacional de Mineração (Sonami), Diego Hernández, a recusa à instalação é uma decisão política sem justificativa.

Esse projeto, que iniciou seu período de tramitação há mais de três anos, cumpria todas as exigências que a autoridade ambiental tinha feito, comentou o executivo, segundo o portal Emol.

A organização ambientalista Oceana afirmou que a decisão ministerial foi uma grande conquista.

A Reserva Nacional Pinguim-de-Humboldt foi criada em 1990 em volta de três ilhas na região do Atacama e de Coquimbo, a fim de proteger o ecossistema único que inclui pinguins dessa espécie sob risco de extinção.

O pinguim-de-humboldt, de estatura mediana, com até 70 centímetros de altura, tem aparência diferente da do pinguim-de-magalhães por ter uma única faixa preta na parte superior do tórax.

Após a recusa, a empresa poderá recorrer no Tribunal Ambiental e, se o pedido for negado novamente, pode pedir a intervenção da Suprema Corte de Justiça.

O projeto que prevê minas a céu aberto e a construção de um porto teria a produção anual de 12 milhões de toneladas de ferro e 150 mil toneladas de concentrado de cobre. O investimento seria de 2,5 bilhões de dólares.

A mineração é o motor da economia do Chile, que é o principal produtor de cobre do mundo, com cerca de um terço da produção.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212