Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Eurobarômetro: 73% dos europeus apoiam o euro - Jornal Brasil em Folhas
Eurobarômetro: 73% dos europeus apoiam o euro


Sondagem feita pelo Parlamento Europeu com quase 28 mil pessoas mostra que a maioria dos europeus têm uma visão positiva do euro, a moeda oficial de 19 dos 28 estados-membros da União Europeia (UE). Este é o resultado mais alto desde 2004. Na Alemanha, Irlanda e Luxemburgo, por exemplo, 80% dos entrevistados ou mais apoiam o euro.

A pesquisa Eurobarômetro, foi realizada entre os dias 18 e 27 de março de 2017, com entrevistas presenciais a 27.901 cidadãos, nos 28 países da UE.

Quando perguntados sobre o futuro da UE, 56% dos entrevistados disseram estar otimistas e confiantes nas instituições. Entre os franceses, 55% afirmaram estar otimistas; assim como 70% dos dinamarqueses e 64% dos portugueses.

Sobre a economia de seus países, quase metade dos europeus (46%) considerou que o estado atual da economia é bom, o que representa aumento de 26% em relação à pesquisa feita no primeiro semestre de 2009.

Ainda sobre o tema economia, embora haja diferenças entre os estados-membros, as avaliações positivas aumentaram em 22 países, em especial na Finlândia (59%, que cresceu 19 pontos), em Portugal (33%, com aumento de 18 pontos) e na Bélgica (60%, com 11 pontos a mais).

Entre os cidadãos europeus que têm uma imagem positiva da UE (40%), os luxemburguenses (57%), os dinamarqueses (42%) e os franceses (40%) foram os que mais aumentaram esta percepção, em relação à pesquisa anterior.

No total, 68% dos europeus sentem que são cidadãos da UE. Este é o nível mais elevado deste resultado, desde que o indicador passou a fazer parte da pesquisa.

Terrorismo e Imigração

Segundo os participantes da pesquisa, o terrorismo está no topo dos problemas que a UE enfrenta atualmente (44%), 12% a mais do que no segundo semestre de 2016. O terrorismo e a imigração são citados como os principais desafios em todos os países, exceto em Portugal e na Suécia. A imigração, preocupação fundamental na Europa devido à crise dos refugiados, é agora o segundo desafio mais frequentemente apontado por 38% dos entrevistados.

Visão de fora

Pela primeira vez, o Eurobarômetro avaliou a imagem da União Europeia em onze países de fora da UE. Estes países representam 49% da população mundial e 61% do PIB mundial. Nos três países mais populosos (China, Índia, EUA) em que se realizou a pesquisa, pelo menos 75% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre a UE.

No Brasil, 94% das pessoas entrevistadas afirmou ter uma opinião positiva sobre a UE. Na sequência, aparecem a China (84%), a Índia (83%), o Japão (76%), o Canadá (79%), os EUA (75%) e a Austrália (67%).

Por outro lado, Rússia, Noruega e Suíça, países localizados geograficamente mais próximos da UE, tendem a ter uma visão positiva menor da UE (os índices variam entre 43% e 46%).

Meio Ambiente

Enquanto 53% dos europeus entrevistados julgam que a ação europeia é insuficiente quanto à proteção ao meio ambiente, 36% a consideram adequada. Ainda em relação a este indicador, 75% dos cidadãos da UE e 85% dos portugueses afirmaram querer mais medidas para a proteção do ambiente.

Segundo o Parlamento Europeu, os eurodeputados estão trabalhando na definição de objetivos nacionais para a redução das emissões de gases de efeito estufa relacionados com o transporte, a construção e a gestão de resíduos.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212