Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Visitas guiadas a galerias antecipa a Feira Internacional de Arte do Rio - Jornal Brasil em Folhas
Visitas guiadas a galerias antecipa a Feira Internacional de Arte do Rio


A poucos dias da abertura ao público da 7ª Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro (ArtRio), marcada para a próxima quinta-feira (14), as principais galerias cariocas abrem seus espaços para uma programação especial de visitas guiadas, conversas com artistas e performances. Feito pelo quarto ano consecutivo, o Circuito Integrado das Galerias de Arte (Ciga), ocorre hoje (11) e amanhã (12), a partir do final da tarde, oferecendo um serviço de van gratuito que percorre 21 galerias localizadas em diversos bairros da zona sul e da região portuária da cidade.

O circuito tem como objetivo estimular a visitação às galerias de arte, atraindo um público que já tem como hábito frequentar museus e centros culturais. “A ideia de ter o Ciga na mesma semana da ArtRio é justamente ampliar esse calendário especial de arte”, explicou a idealizadora e presidente da feira, Brenda Valansi. “As galerias, assim como os museus, são muito importantes para o contato do público com a arte e com os artistas. As pessoas têm que incluir esses endereços em seus roteiros de aprendizado e lazer”.

Várias das galerias do circuito exibem atualmente exposições de nomes importantes no cenário das artes plásticas brasileiras. A Múltiplo Espaço Arte, no Leblon, apresenta a exposição individual Estados da Imagem, de Waltercio Caldas, e a Carpintaria, no Jardim Botânico, expõe trabalhos de Adriana Varejão e Paula Rego. No mesmo bairro, a Anita Schwartz Galeria de Arte está com a mostra Grito e Paisagem, de Nuno Ramos.

No Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, a Galeria Inox montou especialmente para o Ciga a exposição O.Niemeyer – Arquivo Inox. São 20 obras que integram o acervo dos sócios da galera, Gustavo e Guilherme Carneiro, que há 12 anos colecionam desenhos e esculturas do mais importante arquiteto brasileiro (1907-2012).

“No Brasil, Niemeyer é mais conhecido pela arquitetura, mas no exterior as esculturas e os desenhos são muito valorizados, disse Gustavo. “Estava na hora de mostrarmos um pouco da nossa coleção desse brasileiro tão importante e completo.

Entre as peças estão uma escultura do Sambódromo, outra, que reproduz uma flor vermelha, oferecida de presente a Jorge Amado, sete desenhos do Memorial JK e um em que Niemeyer mostra sua visão ideal de Copacabana. A programação de visitas às galerias está disponível no site www.artrio.com.br

Evento de reconhecimento internacional em seu segmento, a ArtRio, que vinha sendo realizada no Pier Mauá, na região portuária da cidade, ganha novo endereço nesta 7ª edição: a revitalizada Marina da Glória. Até domingo (17), a feira vai reunir importantes galerias brasileiras e internacionais, com a expectativa de superar a marca de 49 mil visitantes registrada na edição de 2016.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212