Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Parque Tecnológico da UFRJ inaugura galeria de arte pública - Jornal Brasil em Folhas
Parque Tecnológico da UFRJ inaugura galeria de arte pública


O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou hoje (21) a Galeria Curto Circuito de Arte Pública, destinada aos estudantes e ao público, em geral. A iniciativa é resultado de parceria com a Escola de Belas Artes e a empresa Vallourec, hospedada no parque. O acesso é gratuito.

“O Parque Tecnológico é um ambiente de conexões. Esta é a nossa missão aqui: por meio da inovação, gerar desenvolvimento”, disse à Agência Brasil o coordenador de Desenvolvimento Institucional do parque, Leonardo Melo. Segundo Melo, diversidade é o princípio fundamental com o qual trabalha o parque. “A diversidade de temas é muito importante. Temos apostado na arte como elemento potencializador da criatividade e habilitador dos processos de inovação”.

A ideia é “sair da caixa”, de modo que as pessoas perguntem qual a relação entre arte e tecnologia, ciência e inovação, acrescentou Melo, ao explicar a parceria com a Escola de Belas Artes. Com 350 mil mestros quadrados, o parque abriga empresas de vários setores, como saúde, petróleo e gás,, e pretende expandir sua atuação para outros campos.

Leonardo Melo disse que a galeria aberta hoje teve como base uma exposição feita há alguns anos, Memórias do Boto, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro. A mostra reuniu 45 esculturas de vários artistas, entre alunos e professores da universidade. Ele informou que a meta é ter, a cada três meses, um novo ciclo de exposições.

Também são parceiros da galeria o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-UFRJ), especializado em tecnologias de realidade virtual e aumentada, e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), que faz intervenções com o tema da produção digital e do urbanismo tático.

No espaço, há centros de pesquisa e desenvolvimento de pequenas, médias e grandes empresas, além de startups. “Parte da nossa missão é envolver essas empresas nas ações da universidade faz”, disse Melo. Ele lembrou que uma das empresas residentes, a Vallourec, que apoia o projeto da galeria a céu aberto, tem presença forte em Minas Gerais, onde trabalha com arte. A Vallourec participou da criação da galeria de arte pública e trouxe obras de arte de cinco artistas mineiros de renome internacional: Gilberto Lustosa, Ricardo Carvão, Paulo Laender, Leandro Gabriel e Miguel Gontijo.

De acordo com Melo, a galeria pretende ainda trazer obras de outros estados e construir um acervo permanente com trabralhos de alunos e professores da UFRJ e trabalhar com exposições cíclicas.

Uma das peças em destaque na galeria é No vaivém do Ir e Vir, da artista Dalila Santos, da Escola de Belas Artes, composta de cinco bicicletas estilizadas penduradas em um cabo de aço, que poderão ser usadas pelos visitantes, com o objetivo de fazê-los enxergar o parque por outro ângulo e de outra forma. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo participa com Arquiteturas (in) úteis, obra dos artistas Adriana Sansão, Andrés Passaro e Gonçalo Castro Henriques. . Interativa, a obra tem características de uma arquibancada e pode ser usada como assento e locais para descanso.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212