Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Emater lança Atlas Agropecuário de Goiás - Jornal Brasil em Folhas
Emater lança Atlas Agropecuário de Goiás


Com o objetivo de sistematizar informações sobre o setor agropecuária goiano, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) lança o Atlas Agropecuário de Goiás. Em uma plataforma online, o Atlas reúne informações relacionadas a aspectos políticos e demográficos, economia, meio físico, infraestrutura e logística, pecuária, agricultura e malha fundiária. No site também é possível verificar informações sobre agricultura familiar, crédito rural e Unidades Locais e Regionais da Emater.

Além de orientar técnicos e gestores públicos, o Atlas foi desenvolvido com o objetivo de organizar informações de interesse do produtor rural. Embora conte com uma plataforma online em que os dados podem ser consultados de maneira interativa, o Altas será produzido em versão impressa até o final de 2017.

Para navegar no Atlas Agropecuário de Goiás, acesse: http://www.sieg.go.gov.br/atlasagro/map.html

Aplicação dos dados
O gerente de Assistência Técnica e Extensão da Emater, Luiz César Gandolfi, destaca que o Atlas reúne os dados do município de uma forma organizada e permite a técnicos da Agência que atuam no campo uma visão mais organizada da realidade local. O servidor também destacou que o material pode auxiliar no Planejamento de Ações Integradas (PAI) das unidades da Agência, com base nas demandas do produtor rural.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, destaca que o Atlas também será relevante para os gestores municipais. “Uma vez que os dados podem direcionar o desenvolvimento de projetos agropecuários mais assertivos, de acordo com as características de cada região, o Atlas será uma grande ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas”, projeta o dirigente.

Organização de dados
O gerente de Inteligência Territorial da Emater, Guilherme Resende Oliveira, pontua que a iniciativa de produzir o Atlas Agropecuário surgiu diante de carência de informações organizadas sobre o setor em Goiás.

Para produzir o Atlas, a Gerencia de Inteligência Territorial da Emater buscou informações em base de dados públicos, entre eles, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) , Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), entre outras.

A plataforma reúne ainda informações lançadas pelos técnicos da Emater no Sistema de Acompanhamento, Controle e Avaliação da Agência (Sistec).

Parcerias
Foram parceiros na elaboração do Atlas Agropecuário o Instituto Mauro Borges de Geografia e Estatística (IMB) da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), a Secretaria de Desenvolvimento (SED), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Últimas Notícias

Sul e Sudeste se unem e formam consórcio para ações conjuntas
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
Feiras em São Paulo oferecem oportunidades de intercâmbio no exterior
Treze de 16 docentes relataram casos de agressão na escola de Suzano

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212