Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Orizona ganha unidade do Meninas de Luz - Jornal Brasil em Folhas
Orizona ganha unidade do Meninas de Luz


Orizona, na região Sudeste de Goiás, ganhou nesta sexta-feira, dia 06, uma unidade do Programa Meninas de Luz. A iniciativa é da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que trabalha na expansão do programa voltado para adolescentes e jovens grávidas, de até 21 anos, em situação de vulnerabilidade social. O Termo de Cooperação Técnica entre a OVG e a Prefeitura de Orizona foi assinado nesta sexta-feira, 6, durante a abertura da 99ª edição do Ação Cidadã, e marcou o início das atividades do Meninas de Luz na cidade. O diretor geral da Organização, major Augusto, representou a presidente de honra da instituição, Valéria Perillo, na solenidade.

Orizona é o segundo município do interior do Estado a ganhar uma unidade do Menina de Luz. Alto Paraíso foi o primeiro. Neste sábado, 07 de outubro, o programa será lançado em Pirenópolis. As próximas cidades a receberem a iniciativa serão Piranhas e São Luís de Montes Belos. Em Orizona, as atividades do Meninas de Luz serão desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a participação inicial de 17 gestantes.

Uma sala foi montada especialmente para acolher as futuras mamães. Entre elas está Juliana Alves da Silva, de 18 anos. Grávida de cinco meses, de uma menina, ela diz que se sente feliz por fazer parte da primeira turma do Meninas de Luz, em sua cidade. “Aqui, aprenderei a cuidar de mim e da minha filha. Isso dá a segurança de que poderei ser uma boa mãe”, diz.

Parceria

Orizona001Nas cidades do interior do Estado, o Meninas de Luz é executado em parceria com a Prefeitura Municipal, que fica responsável pelos técnicos e pelo local de funcionamento do Programa. A OVG faz o treinamento da equipe, o monitoramento do trabalho e a doação de kits de enxoval de bebê. O programa priorizará os 32 municípios com maior índice de mortalidade infantil em Goiás, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.
O diretor geral da OVG, major Augusto, ressaltou que “por meio de uma ação efetiva de uma equipe multiprofissional, o programa oferece à gestante, informações sobre educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão”. Major Augusto também destacou o atendimento pós-parto, “Após o nascimento da criança, a mãe e o bebê continuam recebendo orientação e apoio, por um ano”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Orizona, Mara Marçal, diz que a parceria com a OVG é uma honra. “Sabemos que se trata de uma instituição séria e solidária. Juntos, seremos capazes de formar uma corrente do bem que dará o suporte necessário para que essas futuras mamães possam cuidar de seu bem mais preciso: seus filhos”, frisa.

O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, que é médico, contou ter recebido, em janeiro deste ano, da Secretária de Estado da Saúde, uma triste notícia. “Nos informaram que tínhamos o pior serviço de pré-natal do Estado. E o Menina de Luz chega para nos ajudar a mudar essa história. Teremos jovens gestantes mais preparada, informadas e cuidadas. Só temos a agradecer pela inciativa em nosso município”.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212