Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Seis das sete empresas catalãs do Ibex 35 deixam a região - Jornal Brasil em Folhas
Seis das sete empresas catalãs do Ibex 35 deixam a região


Seis das sete maiores empresas da Catalunha anunciaram sua partida da região diante da possibilidade de uma declaração de independência unilateral, deixando a Grifols, empresa médica de produtos sanguíneos, como a única catalã no Ibex 35 - principal índice da bolsa de valores espanhola.

A fuga das empresas cria pressão adicional sobre o presidente catalão, Carles Puigdemont, que poderia declarar unilateralmente a independência nesta terça-feira (10), amparado pelos resultados do referendo de 1º de outubro.

Estas são as empresas da Catalunha do Ibex 35 que transferiram suas sedes sociais, em ordem decrescente de capitalização na bolsa:

- CaixaBank:

É o maior banco catalão, terceiro da Espanha, e com uma influência que se estende a todos os níveis da sociedade catalã graças a bolsas de estudo, patrocínio cultural e créditos a partidos políticos. Sua transferência para Valência é um golpe simbólico duríssimo ao separatismo.

A Caixa de Pensões para a Velhice e de Poupança da Catalunha e Baleares, conhecida por todos como a Caixa antes de sua mudança de nome em 2014, foi fundada em 1904 pelo advogado catalão Francesc Moragas Barret, que hoje dá nome a ruas em Barcelona e outras localidades catalãs.

Tem 14 milhões de clientes, 32.400 funcionários e 5.000 escritórios em toda a Espanha.

Sua capitalização na bolsa é de 24 bilhões de euros.

- Gas Natural Fenosa:

A empresa de hidrocarbonetos Gas Natural foi fundada em 1843 pelo letão Charles Lebon e pelo espanhol Pedro Gil y Babot após conseguir o contrato para a instalação de luzes a gás nas ruas de Barcelona. Seu nome original era Sociedade Catalã para o Iluminado por Gás.

A empresa previa ter em 2017 lucros líquidos de entre 1,3 e 1,4 bilhão de euros. Apresenta-se como a terceira da Espanha em distribuição de gás e eletricidade e opera em mais de 20 países, com uma forte implantação em México, Brasil, Colômbia, Chile, Argentina e Peru, com um total de 23 milhões de clientes. Emprega 17.229 pessoas.

Tem capitalização na bolsa de 18,5 bilhões de euros.

- Abertis -

A empresa gestora de rodovias, a primeira mundial em números de quilômetros geridos (14 mil), foi fundada em 2002 como resultado da fusão de Acesa Infraestructuras e Áurea Concesiones de Infraestructuras, mas sua origem remonta a 1967, na construção da primeira estrada com pedágio da Espanha, na Catalunha.

Atualmente, é objeto de uma oferta pública de aquisição amistosa da italiana Atlantia. Sua capitalização na bolsa é de cerca de 17 bilhões.

- Banco Sabadell:

O segundo banco catalão e quinto da Espanha foi o primeiro a anunciar a transferência de sua sede social de Sabadell para Alicante, na região de Valência, limítrofe ao sul com a Catalunha.

Fundado em 1881 por um grupo de 127 empresários de Sabadell ao redor do outrora poderoso setor têxtil, origem de grandes fortunas catalãs, o banco é avaliado na bolsa em 9,5 bilhões, lhe convertendo na 20ª empresa do Ibex 35. Tem 17.000 funcionários e 2.279 escritórios por toda a Espanha.

- Cellnex -

A Cellnex Telecom se apresenta como a principal operadora independente de infraestruturas de telecomunicações sem fio da Europa. Abertis é sua principal acionista.

A Cellnex conta, atualmente, com uma rede de 24.000 sites, grandes torres de telecomunicações em ambientes rurais, torres urbanas e instalações em prédios, entre outros, e presta serviços em Itália, Holanda, Reino Unido, França, Suíça e Espanha.

Tem capitalização na bolsa de cerca de 4,4 bilhões de euros.

- Colonial -

Empresa imobiliária especializada no mercado de escritórios na zona do euro. Foi criada em 1946 pelo hoje extinto Banco Hispano Colonial e tem prédios comerciais em Barcelona, Madri e Paris.

Colonial está no índice Ibex 35 desde junho e tem capitalização de cerca de 3,1 bilhões de euros.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212