Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Alegria e emoção marcam abertura da 65ª edição dos JUBs, em Goiânia - Jornal Brasil em Folhas
Alegria e emoção marcam abertura da 65ª edição dos JUBs, em Goiânia


A mistura de sotaques foi predominante no Centro de Excelência do Esporte na noite de quinta-feira, 19/10. Cerca de 5 mil atletas de todas as unidades da federação participaram da cerimônia de abertura da 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão realizados até o dia 29 de outubro em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade. O evento ainda contou com um show da dupla sertaneja Israel e Rodolffo.

Governador em exercício, Zé Eliton destacou que Goiás se preparou durante meses para receber todas as delegações e disse esperar que todos levem um pouco de "goianidade" para casa, compensando o legado que ficará aqui. "O esporte é inspiração para todos os brasileiros e sintetiza um pouco da nossa vida: esforço, dedicação, planejamento e garra. O Brasil está precisando muito disso, e os Jogos Universitários Brasileiros mostram que é possível reunir tudo isso", afirmou.

Em seu discurso, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, cumprimentou atletas, comissão técnica, voluntários, árbitros, torcedores e todos os demais presentes dizendo que Goiás os recebem com muito carinho. Também fez questão de destacar três pontos: "Primeiro, a inclusão do taekwondo nos JUBs, atendendo a um pedido dos goianos. Estamos muito orgulhosos. Também quero chamar a atenção para os voluntários, que vieram doar sua competência e energia. Por último, lembrar que esse não é um evento profissional, mas formado essencialmente por estudantes. Levarão para a vida toda competência e habilidade que aprenderam com o desporto", argumentou.

Esta é a quarta vez que Goiânia recebe os JUBs, maior competição universitária da América Latina. Devido à sua importância, o próprio presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), o russo Oleg Matysin, esteve presente na abertura da 65ª edição. Gastou todo seu português para falar da alegria que sentiu ao participar da cerimônia em Goiânia. Na mesma linha, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, elogiou a participação dos 300 voluntários que estão trabalhando nos bastidores e ressaltou, ao exibir a cor de seu uniforme, que os JUBs apoiam o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. "Goiás é bom demais", completou.

Cerimônia emociona público

A entrada das delegações foi como a comemoração de um gol. Cada equipe carregou a bandeira de seu respectivo Estado e, como trilha sonora, os mais diversos gritos de guerra. O Ginásio Rio Vermelho ficou lotado de estudantes atletas, que cantaram juntos o hino nacional acompanhando a talentosa Elenizia da Mata. Na sequência, os simpáticos mascotes foram apresentados e antecederam o momento mais marcante da noite: o acendimento da tocha.

O som dos tambores gerou certo suspense no ginásio. Era o anúncio dos farricocos, figuras indispensáveis na tradicional procissão de fogaréu da cidade de Goiás. Carregando cada um uma pequena tocha, se enfileiraram em frente ao palco para chamarem atenção para a mais importante da noite. Um robô, com luzes de Led refletindo as cores da bandeira do Brasil, fez a transição da chama dos farricocos para o tenista goiano Eduardo Felter. O atleta, que é beneficiado pelos programas de incentivo ao esporte da Seduce, carregou o fogo até o mais alto espaço do ginásio, onde acendeu a pira. Para completar, Lucas Gil, da equipe goiana de vôlei, fez o juramento em nome de todos os demais competidores.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212