Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


10 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 AGU considera legal universidade pagar não concursados com recursos do FNS - Jornal Brasil em Folhas
AGU considera legal universidade pagar não concursados com recursos do FNS


A Advocacia-Geral da União (AGU) considerou legal o pagamento de funcionários extraquadro (não concursados) contratados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). O parecer da AGU foi emitido pela Procuradoria Federal junto à UFRJ, após questionamento sobre o uso de recursos do FNS feito no mês passado pela diretoria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho vinculado à universidade.

De acordo com o parecer do procurador Jezihel Pena Lima, os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) repassados à UFRJ são geridos pela universidade como receita própria e, portanto, não se aplicam ao hospital universitário as regras dos órgãos que compõem o sistema de saúde do país.

“Os recursos recebidos do SUS pela universidade, uma vez internalizados, deixam de ser recursos da saúde e passam a ser tratados como receita própria da universidade. Do ponto de vista do SUS, tais recursos são contabilizados como aplicação em serviço de saúde para a universidade – isso constitui receita própria aplicada na forma autorizada no Orçamento Geral da União, da qual a UFRJ faz parte enquanto autarquia federal que é”, diz o parecer.

Recusa

No parecer, a AGU também recusou um pedido feito em setembro pela diretoria do hospital, para mediar o suposto conflito com a administração central da UFRJ, a respeito das verbas arrecadadas. A direção do hospital solicitava mediação junto à Câmara de Conciliação e Arbitramento da Administração Federal da AGU.

De acordo com Jezihel Lima, para ser mediado e arbitrado no âmbito da AGU, o conflito teria de envolver órgãos de duas ou mais entidades federais, uma vez que conflitos entre órgãos de uma mesma entidade não são elegíveis para o procedimento da câmara. “É que conflitos que envolvem órgãos de uma mesma entidade (pessoa jurídica) são solucionados pela via hierárquica, o que constitui, um dos princípios estruturantes da administração pública”, explicou.

Reitoria

Em nota, a reitoria da UFRJ classificou de “preocupante” a postura da direção do hospital e disse que o episódio denota “desapreço pela autonomia universitária”. Sobre a destinação dos recursos do SUS, a reitoria ressaltou que, “apesar da discricionariedade do uso da receita pela UFRJ, sempre os recursos provenientes do FNS são aplicados integral e diretamente na manutenção e no desenvolvimento das unidades do Complexo Hospitalar”.

Em julho, a UFRJ convocou 51 novos profissionais para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho visando à abertura de mais seis leitos no centro de tratamento intenisvo (CTI). A medida também possibilitará ampliar o número de cirurgias de ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

 

Últimas Notícias

Petrobras demite funcionários com prisão decretada na Lava Jato
Porto de Santos movimenta 110 milhões de toneladas de carga em 2018
Alimentos da cesta básica estão mais caros em 16 capitais brasileiras
Vendas internas de veículos novos têm melhor resultado desde 2015
BNDES lança programa para atender startups
Mercosul e UE retomam negociação com expectativa de acordo até março
Poupança tem menor captação para meses de novembro em três anos
Toma posse diretoria da nova Agência Reguladora de Mineração

MAIS NOTICIAS

 

Moro reafirma “confiança pessoal” em Onyx
 
 
Após discussão, votação do Escola sem Partido em comissão é suspensa
 
 
Senado aprova projeto que congela distribuição de recursos do FPM
 
 
Crediário e cartão são os maiores responsáveis pela inadimplência
 
 
Balança comercial tem segundo melhor superávit para meses de novembro
 
 
Enel anuncia R$ 3,1 bi em distribuição de energia em São Paulo

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212