Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 HGG adere à Rede Universitária de Telemedicina - Jornal Brasil em Folhas
HGG adere à Rede Universitária de Telemedicina


HGG Rede Universitária de TelemedicinaOs multiprofissionais e residentes do Hospital Geral de Goiânia (HGG) têm agora uma poderosa ferramenta para seu crescimento científico. Trata-se da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), no qual a unidade passa a fazer parte, juntamente com 124 instituições de todo o Brasil. A ferramenta será apresentada nesta terça-feira, dia 21, às 12h30.

A iniciativa estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs), que promoverão sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância.

Os equipamentos de videoconferência estão localizados na Sala de Videoconferência. A conexão é independente da rede do hospital, por meio de uma intranet entre os hospitais ensino, garantindo a rapidez nas transmissões.

De acordo com o coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Marcelo Rabahi, esta é uma oportunidade única para a troca de conhecimentos com grandes profissionais de Hospitais Ensino de todo o país. “É como se estivéssemos todos juntos na mesma sala de aula, devido a qualidade da videoconferência. É um momento também de network”, revela.

O cronograma dos SIGs está disponível no site http://rute.rnp.br/sigs. São 57 grupos de diversos assuntos e especialidades como, por exemplo, dermatologia, pneumologia, urologia e cuidados paliativos. Para se inscrever em um SIG, é preciso preencher um formulário próprio. Caso o profissional do HGG tenha alguma dificuldade para o preenchimento, a Diretoria de Ensino e Pesquisa pode auxiliar.

Marcelo Rabahi destaca a importância acadêmica e de aprendizado da iniciativa. “A RUTE é uma possibilidade de atualização científica criada para a troca de experiências entre hospitais universitários. Desde o início nos aderimos para ter acesso a essa plataforma e que agora está à disposição de todos os alunos, residentes e profissionais, ou seja, para toda a comunidade do HGG que esteja interessada em acessar e participar de forma interativa”, explica o coordenador.

RUTE

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A Rute possibilita, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, a Rute leva os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas, exames e segunda opinião.

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212