Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Os marcos médicos mundiais em termos de transplante - Jornal Brasil em Folhas
Os marcos médicos mundiais em termos de transplante


Cinquenta anos depois do primeiro trasplante cardíaco realizado por Christiaan Barnard na África do Sul, segue abaixo uma síntese das grandes conquistas em matéria de trasplante de órgãos, membros e tecidos.

A descoberta dos efeitos imunosupressores da ciclosporina, derivada de um fungo microscópico, deu um novo impulso aos trasplantes desde o começo dos anos 1980, ao reduzir fortemente o risco de rejeição.

- Pele -

Em novembro de 1869, o médico suíço Jacques-Louis Reverdin realizou em Paris o primeiro trasplante moderno de pele. Ele teve a ideia de cobrir com epiderme uma ferida no cotovelo esquerdo de um paciente, extraindo pele do braço direito do próprio paciente.

- Rim -

Junho de 1950, Chicago (Estados Unidos): o médico Richard Lawler trasplantou o rim de uma pessoa morta para uma mulher com uma doença renal. O rim trasplantado foi rejeitado ao fim de 10 meses, mas a paciente sobreviveu cinco anos.

Dois anos depois, a França se destacou por realizar o primeiro trasplante a partir de um paciente vivo, com a equipe de Jean Hamburger, do hospital Necker de Paris. O jovem receptor morreu 21 dias depois da operação.

- Fígado -

Março de 1963, Denver (Estados Unidos): o professor Thomas Starzl tentou o primeiro trasplante de fígado. O paciente morreu depois da intervenção.

- Pulmão -

Junho de 1963, Jackson (Estados Unidos): o médico James Hardy realizou o primeiro trasplante de pulmão. O paciente sobreviveu 18 dias.

- Coração -

Dezembro de 1967, Cidade do Cabo (África do Sul): o médico Christiaan Barnard fez o primeiro trasplante cardíaco. O paciente trasplantado sobreviveu 18 dias.

O primeiro trasplante de coração artificial, Jarvik 7, de fabricação americana, foi realizado em dezembro de 1982 no hospital de Salt Lake City (Estados Unidos). O paciente sobreviveu 122 dias.

- Laringe -

Janeiro de 1998 (anunciado em 2001), Cleveland (Estados Unidos): trasplante de laringe exitoso em um homem que havia perdido suas cordas vocais em um acidente de moto.

- Mão -

Setembro de 1998, Lyon (França): a equipe do professor Jean-Michel Dubernard trasplantou a mão de um doador em um neo-zelandês de 47 anos (alotrasplante). Clint Hallam foi amputado em fevereiro de 2001, depois de ter abandonado seu tratamento antirrrejeição.

Janeiro de 2000: trasplante de duas mãos e da parte inferior do antebraço, realizados também pelo doutor Dubernard.

- Língua -

Julho de 2003, Viena (Áustria): primeiro trasplante de língua realizado em um paciente com câncer.

- Rosto -

Novembro de 2005, Amiens (França): trasplante de rosto parcial (nariz, lãbios, queixo) em uma mulher desfigurada por seu cachorro.

Março de 2010, Barcelona (Espanha): uma equipe do hospital Vall dHebron dirigido por Joan Pere Barret realizou o primeiro trasplante total de rosto, com êxito, em um homem que ficou com uma má formação depois de um acidente.

Agosto de 2015, Nova York (Estados Unidos): a equipe do professor Eduard Rodríguez, do centro NYU Langone, conseguiu um trasplante total de rosto, couro cabeludo, orelhas e canais auditivos, apresentado como o mais completo até essa data.

- Pênis -

Em 2006 foi realizado o primeiro trasplante de pênis com sucesso, com um chinês, que mais tarde pediu para que o órgão fosse retirado por um problema psicológico.

- Útero -

Setembro de 2014, Gotemburgo (Suécia): pela primeira vez, uma mulher deu à luz depois de ter-se beneficiado de um trasplante de útero.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212