A maioria republicana do Congresso dos Estados Unidos acredita que vai conseguir evitar o bloqueio do governo e dos serviços públicos previsto se o financiamento federal não for renovado antes da sexta-feira (8).
Não vai acontecer um apagão do governo. Simplesmente não vai acontecer, garantiu o líder republicano do Senado, Mitch McConnell, à emissora ABC.
O governo federal só tem financiamento até a noite de sexta-feira. Se um novo orçamento não for aprovado, funcionários públicos considerados não essenciais não poderão trabalhar, porque os escritórios vão ficar fechados.
O último shutdown aconteceu em 2013, quando os republicanos não aprovaram o orçamento de Barack Obama.
Legisladores republicanos propõem estender até o dia 22 o prazo que se encerra na sexta, a fim de ganhar tempo e resolver o financiamento até 30 de setembro de 2018, dia em que se encerra o ano fiscal.
Os democratas são minoria, mas têm votos o bastante para bloquear medidas orçamentárias e usam esse poder para obter concessões.
No topo da lista está o destino dos Dreamers, jovens que entraram ilegalmente nos Estados Unidos, cuja proteção legal expira em março, porque o presidente Donald Trump revogou medidas favoráveis a eles promovidas por Obama.
Líderes democratas não deram indícios de suas intenções, mas destacam que a responsabilidade é do partido Republicano, que controla as duas Câmaras e a Casa Branca.
|