O edital com as regras para o Projeto Rondon foi publicado nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU). Instituições de Ensino Superior podem enviar propostas de trabalho até 6 de outubro.
Podem se inscrever instituições de todo o País, cadastradas no Ministério da Educação (MEC). As propostas devem ser enviadas em arquivo salvo no formato PDF pelo site do projeto.
Nos últimos 12 anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações em 1.164 municípios de 24 estados, com a participação de 2.219 instituições de ensino superior e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo cerca de 2 milhões de pessoas.
Responsabilidade social
Com o Projeto Rondon, são desenvolvidas ações que trazem benefícios permanentes para as comunidades, além de consolidar nos jovens universitários e voluntários o sentido de responsabilidade social.
O planejamento realizado se inicia com a definição da região e dos estados onde será realizada: é feito um levantamento dos municípios de interesse da área (baixo IDH, tamanho do município etc) e detalhamento das necessidades logísticas.
Os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto, para informar à prefeitura e às lideranças locais sobre as possibilidades e as limitações do trabalho, verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população e apresentar a contrapartida solicitada aos municípios. Nesta fase, a prefeitura confirma seu interesse em aderir e participar do Projeto Rondon.
|