Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Os novos equipamentos de segurança que os carros do Brasil podem ter até 2021 - Jornal Brasil em Folhas
Os novos equipamentos de segurança que os carros do Brasil podem ter até 2021


SÃO PAULO - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou uma nova lista de equipamentos de segurança que será estudada para avaliar os itens obrigatórios nos carros de todo o país.

A resolução adiciona equipamentos que trarão mais segurança e eficiência aos carros vendidos no país. Segundo o Contran, os equipamentos serão primeiramente estudados para só então haver a deliberação oficial sobre seu uso ser obrigatório ou não. A lista divulgada pelo Contran define os itens que serão com certeza analisados.

Entre os equipamentos obrigatórios hoje estão os airbags dianteiros e freios ABS, e as metas de emissão impostas pelo Inovar-Auto. Outros dois itens que vão entrar em vigor até 2020 e 2022 são os pontos de cadeiras infantis e controle eletrônico de estabilidade, respectivamente.

Ao todo serão 38 novos equipamentos divididos em 9 categorias de veículos. O InfoMoney selecionou os 13 itens que podem ser regulamentados para automóveis.

Confira:

6 meses

Indicação de frenagem de emergência (ESS): esse item aciona automaticamente o pisca-alerta em caso de uma desaceleração brusca, indicando para o carro que vem atrás que aconteceu algo.

Sistema de Alerta ou Visibilidade Traseira: esse item é conhecido como sensor de estacionamento. Esse sistema pode emitir um aviso sonoro quando o carro vai e aproximando de um obstáculo na hora da baliza, e pode também ter uma câmera de ré. Muitos carros já possuem esse sistema, mas geralmente é opcional.

Localização e identificação dos controles: esse item se refere às regras para os botões do carro, que determinam o tipo de desenho que devem ter e em que posição devem ficar.

Fechadura e dobradiça: será uma atualização da norma já existente para evitar aberturas em caso de impactos, trazendo mais segurança.

Proteção ao ocupante, incluir impacto frontal e traseiro: esse item vai reforçar a estrutura dos veículos para aumentar os padrões de segurança.

Aviso de afivelamento dos cintos de segurança: esse item vai emitir um aviso sonoro ou visual para o passageiro ou motorista não esquecer de colocar o cinto de segurança.

Proteção para pedestre: esse item está em aberto. Não está especificado na resolução como vai funcionar exatamente, mas deve promover algumas mudanças para reduzir o dano causado a um pedestre em caso de atropelamento.

Regulamentação de veículos elétricos: Neste item o Contran apenas indica que dentro do prazo estabelecido haverá uma série de regras para o funcionamento de carros elétricos nas ruas. Em 2018, a GM vai trazer um carro elétrico para vender no Brasil.

18 meses

Aviso de afastamento de faixa de rodagem (LDWS): esse item está disponível hoje em carros de custo alto. A tecnologia utiliza câmeras para perceber se o motorista está saindo da faixa de forma involuntária, devido ao sono, por exemplo, e emite um alerta sonoro ou dá algum outro sinal para que o motorista reposicione o carro na pista.

Sistema de Frenagem Automático Emergência (AEBS): esse sistema avisa o motorista que ele deve frear em caso de emergência. Caso o motorista nãao reaja, o carro vai parar automaticamente.

24 meses

Acessibilidade: esse é outro item em aberto. O Contran indica que haverá uma homologação da acessibilidade para que as fabricantes sigam regras mais específicas para os veículos PCD.

36 meses

Gravador de dados de acidentes de trânsito: esse item salva informações como a que velocidade o carro estava no caso de um acidente, ajudando em possíveis investigações.

48 meses

Veículos autônomos: esse item também é vago. A ideia é que o Contran indique regras específicas que as fabricantes terão que seguir para seus modelos autonomos. Hoje no Brasil existem alguns carros com sistemas semi-autônomos, como Audi A5, Mercedes-Benz Classe E e Volvo XC90.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212