Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governador recebe Medalha Mário de Andrade do Iphan - Jornal Brasil em Folhas
Governador recebe Medalha Mário de Andrade do Iphan


O governador Marconi Perillo recebeu, na noite desta quarta-feira, dia 13, no Palácio das Esmeraldas, a Medalha Mário de Andrade, homenagem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregue a pessoas e entidades que colaboraram com a trajetória de 80 anos da instituição, completados neste ano. “Poucas vezes uma homenagem me marcou tanto quanto essa”, agradeceu o governador, único do País condecorado com a honraria, entregue a pessoas e instituições com relevantes serviços prestados à promoção do patrimônio e da cultura.

Outros seis goianos foram homenageados entre outras 200 pessoas e instituições brasileiras. Na solenidade, o governador também assinou um termo de compromisso com o Ministério da Cultura, o Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás, no valor de R$ 597 mil, para a restauração do Mercado Municipal da Cidade de Goiás.

“Se consideramos apenas o que a Secretaria realiza na área de cultura, Goiás é o terceiro no País em termos absolutos de investimentos na cultura. Mas, se consideramos que investimos também no turismo voltado à cultura, não tenho dúvida de que somos o segundo Estado que mais investe em cultura no país em termos absolutos e o Estado que mais investe em termos relativos”, afirmou o governador.

Marconi reafirmou o compromisso que sempre teve com a cultura em seus quatro governos. Disse que os investimentos na área “têm simbolismo e significado muito grande na vida das pessoas, na democratização das oportunidades, no florescimento de uma consciência crítica que pode mudar e melhorar as coisas significativamente.” De Goiás, também receberam a homenagem Antolinda Borges, a Tia Tó; Antônio Carlos Costa; Antônio César Pinheiro; Elder Rocha Lima; Maria Cristina Portugal; e Sílvio Cavalcante.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, disse que o governador Marconi Perillo foi o responsável pelas maiores obras já realizadas na cultura em Goiás. Ela citou diversos projetos do governo do Estado, dentres eles o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), o Canto da Primavera, a Construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer e uma “verdadeira revolução no circuito art déco.”

“Marconi possibilitou, ao longo de suas quatro administrações, a elevação da alta estima do goiano no setor cultural. Esta é a maior obra que um gestor pode fazer pelo seu povo. Ele nos ajuda, desde 1999, a olhar para toda a riqueza que temos nas artes, na arquitetura, leitura, música, artes plásticas, poesia, procissões e festividades”, declarou.

A comenda Mário de Andrade foi criada especialmente para homenagear pessoas que contribuíram com os trabalhos do Iphan ao longo da trajetória de 80 anos. Ao todo, 200, entre pessoas e instituições. Prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos disse que o governador Marconi Perillo é o mais merecedor da homenagem por ter levado benefícios a todos os municípios de Goiás, sem distinção. “O governador sempre manteve um carinho especial pela cultura”, declarou.

Superintendente-executivo de Cultura da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), José Eduardo Morais disse que a homenagem do Iphan ao governador Marconi Perillo é mais do que merecida. “Porque desde 1999, o apoio ao patrimônio histórico tem sido intenso e cada vez mais consistente e crescente”, afirmou.

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, afirmou que o governador sempre se destacou com sua atuação à frente do Patrimônio Histórico de Goiás. “O seu compromisso com o patrimônio histórico de Goiás foi e é muito significativo. Eu pude testemunhar o tanto que se fez de restauração de obras históricas e incentivo à cultura”, disse Wolmir.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212