Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Sinal analógico de TV aberta será desligado hoje na Baixada Santista - Jornal Brasil em Folhas
Sinal analógico de TV aberta será desligado hoje na Baixada Santista


O sinal analógico da TV aberta será totalmente desligado nos nove municípios da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe), no litoral de São Paulo, às 23h59, de hoje (20). Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 72% das 143.138 famílias inscritas no Cadastro Único do Governo da região que têm direito a receber os kits com conversor, antenas e controle remoto da TV digital, já retiraram o equipamento.

Segundo o gerente da Regional da Anatel no estado de São Paulo, Sandro Almeida Ramos, para desligar o sinal analógico é avaliada a capacidade regional para receber o sinal digital. “A análise considera o número de residências que já estão aptas a receber o sinal digital. Consideramos toda a população e esse índice não pode ser menor do que 90%”.

São avaliadas ainda outras variáveis, como o número de pessoas cadastradas em programas sociais, mas que já têm uma TV digital em casa; a disponibilidade devido a pessoa que tem direito ao kit mas não vai buscar por algum motivo; e o número de kits distribuídos naquele conjunto de pessoas cadastradas em algum programa social.

Segundo Ramos, aqueles que têm direito de retirar o kit, mas ainda não retiraram, terão 30 dias depois do desligamento do sinal para buscar o equipamento. “Basta entrar em contato com a Seja Digital pelo número 147 e ir buscar o seu kit para instalar e ter o sinal de TV digital em casa”. A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para desenvolver a migração do sinal analógico para o digital, em parceria com emissoras de televisão e com o comércio.

Se, mesmo com o equipamento instalado corretamente, houver dificuldade para sintonizar algum canal, Ramos orienta a entrar em contato com a Seja Digital para buscar as orientações corretas, inclusive sobre a instalação do kit, da própria TV ou das emissoras digitalizadas para transmitir o sinal naquela região. Isso é um trabalho de adequação também conduzido pela Seja Digital que transpassa esse momento de transição do desligamento. Alguns não digitalizaram seu sistema e estão fazendo nesse momento.

Ramos ressaltou que a digitalização do sinal da TV amplia consideravelmente a qualidade do sinal recebido, aspecto importante, tendo em vista que a televisão aberta é um entretenimento gratuito para a grande maioria das pessoas. “O aumento de qualidade desse serviço traz um conforto ao usuário”.

Segundo ele, com o uso do sinal digital, é possível liberar uma faixa de frequência ocupada pela TV analógica para que as operadoras de telefonia utilizem esses espaços para prestação de serviços de banda larga e telefonia com maior qualidade e capacidade de transmissão de dados. “Além disso, abre-se a possibilidade de trabalhar o sinal digital para outros serviços, futuramente”, disse.

As regiões de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, também em São Paulo, deverão ser digitalizadas no dia 28 de março de 2018, e mais 396 municípios do interior paulista terão unicamente sinal de TV Digital em 28 de novembro de 2018.

Já nas regiões de Campinas e do Vale do Paraíba, no interior do estado, o processo de desligamento começou no dia 29 de novembro com previsão para terminar em 17 de janeiro de 2018. Em Ribeirão Preto e Franca, o desligamento foi adiado para 31 de janeiro, mesma data para as regiões metropolitanas de Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Edição: Davi Oliveira

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212