Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Prefeitura do Rio anuncia arena para apresentação de blocos de ruas no carnaval - Jornal Brasil em Folhas
Prefeitura do Rio anuncia arena para apresentação de blocos de ruas no carnaval


A prefeitura do Rio de Janeiro vai abrir um novo espaço, na Barra da Tijuca, para apresentação de blocos de carnaval, para onde pretende desviar também aqueles blocos que se apresentavam no bairro. A Arena Carnaval Rio será erguida no Parque dos Atletas, onde foi realizado o Rock in Rio até 2015, na zona oeste, com apoio da empresa patrocinadora do carnaval de rua. A medida, no entanto, desagrada organizações de blocos populares.

De acordo com a Riotur, empresa municipal responsável pelo calendário de festas, a Arena Carnaval foi pensada como forma dar “conforto” aos foliões e facilitar a logística durante os festejos de momo. Batizado de blocódromo pela imprensa carioca, o local contará com banheiros químicos e capacidade controlada de até 80 mil pessoas, segundo o presidente do órgão, Marcelo Alves. Os únicos blocos que migrarão obrigatoriamente para o local são os que desfilavam no Pepê, na Barra, por causa das reclamações de moradores este ano.

“A gente jamais vai tirar a espontaneidade, a liberdade, a tradição, do carnaval do Rio de Janeiro, do carnaval de rua”, afirmou Alves. “O que fizemos foi criar um novo espaço, com foco de ordenamento para os megablocos, que vão desfilar na cidade e também vão desfilar na Arena Carnaval Rio, e os blocos da Praia do Pepê, que, realmente, causaram desconforto. Os demais blocos vão continuar a desfilar nos locais tradicionais, como Ipanema”, esclareceu o dirigente, em entrevista à imprensa, nesta quarta-feira (27).

A prefeitura informou que os detalhes sobre a agenda de shows os e investimentos na arena serão dados em uma coletiva de imprensa, no dia 15 de janeiro, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

A Riotur antecipou, no entanto, que o Bloco Cordão do Bola Preta e o Bloco da Anitta se apresentarão na nova arena, além de desfilarem no centro. Procurados, o Bola Preta, que completa 100 anos em 2018, disse que ainda negocia o pagamento do cachê. O bloco da cantora Anitta, alçada a atração internacional pelo presidente Riotur, não respondeu à Agência Brasil.

Investimentos no carnaval

A criação da Arena Carnaval, no entanto, na avaliação da presidenta da Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade), Rita Fernandes, desvia investimentos que deveriam ser do carnaval de rua do Rio.

“Montar um espaço lá [no Parque dos Atletas] envolve investimentos da prefeitura, quando a prefeitura não tem muito dinheiro para colocar no carnaval de rua”, afirmou a jornalista, à frente da organização que reúne os 12 principais blocos do Rio. Este ano, a prefeitura teve que remanejar verbas e ameaçou cortar programas por falta de recursos fiscais.

Outro problema, segundo Rita, é que a medida abre brechas para o “confinamento” de blocos na arena, no futuro, com a justificativa melhorar a organização do carnaval. “Abre um precedente para que, em anos futuros, eles [a prefeitura] queiram levar todo mundo, de forma condicional, e não tenha mais carnaval de rua. Então, isso é um perigo”, alerta. “Não vamos deixar”.

Nos últimos anos, além dos blocos tradicionais, como Banda de Ipanema, Carmelitas e Simpatia é Quase Amor, têm desfilado os blocos não oficiais, criados para questionar as regras impostas ao carnaval de rua e proporcionar outra experiência aos foliões nas suas saídas, geralmente, à noite ou na madrugada. O Amigos da Onça, que saiu no centro, por mais um ano, com concentração às 3h, lotou, reunindo milhares de foliões que mal conseguiram se aproximar dos músicos.

O presidente da Riotur, no entanto, reiterou que a prefeitura não intervirá. “O que estamos fazendo é dar grandiosidade, dar conforto, logística, jamais querendo tirar a essência do carnaval. Isso jamais faremos”. A entrada na Arena Carnaval Rio será gratuita.

Edição: Davi Oliveira

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212