Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Conecta SUS informa estoque de sangue do Hemocentro - Jornal Brasil em Folhas
Conecta SUS informa estoque de sangue do Hemocentro


A doação de sangue é um ato solidário, fundamental para a manutenção da vida. Para informar a população e profissionais de saúde de como estão os estoques do Hemocentro de Goiás – Nion Albernaz (Hemogo) foi criado em 2017 o painel do Hemocentro no Conecta SUS.

As informações em tempo real apontam como estão os estoques do Hemocentro. Ele pode ser acessado pela internet e as pessoas podem conferir que tipo sanguíneo está em nível mais crítico. “Precisamos fidelizar doadores e a informação é estratégica nesse trabalho”, defende o diretor administrativo da unidade, Arione de Paula.

As informações apresentadas no painel são atualizadas automaticamente e periodicamente de 30 em 30 minutos. O internauta encontra as seguintes informações: estoque de bolsas por tipo de sangue dentro da validade; histórico de candidatos à doação; perfil quanto à frequência de doação no ano 2017; perfil quanto ao sexo no ano 2017 e perfil quanto à faixa etária no ano 2017. O interessado deve entrar na home page, clicar na aba Indicadores de Saúde e em seguida no link Indicadores do Hemocentro (http://www.conectasus.go.gov.br/indicadores-de-saude/).

Carlos Augusto Tibiriçá, coordenador de TI do Conecta SUS, explica que o painel de indicadores do Hemocentro de Goiânia foi criado com informações captadas a partir do sistema Hemovida/DATASUS. “O objetivo é o de melhorar a gestão dos recursos hematológicos escassos e assim racionalizar o uso do estoque”, afirma Tibiriça.

Apoio da sociedade
O Hemocentro também realizou atividades e parcerias para chamar a atenção dos doadores. A frequência ideal de doação de sangue é de 90 dias para o homem, podendo realizar até 4 doações no ano e 120 dias para a mulher. O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. O índice de doadores de sangue no Hemocentro de Goiás de Janeiro de 2017 até 21/11/2017 foi de 24.560 candidatos à doação de sangue e de 18.348 bolsas de sangue coletadas.

As 180 campanhas para incentivar as doações contaram com a participação e empresas, associações e até times de futebol. A TV Anhanguera promoveu duas campanhas este ano, em junho e em novembro. O time sub-20 do Vila Nova movimentou a sede do Hemocentro, no Setor Coimbra (Goiânia), quando os jogadores foram ao local doar sangue. Também foram realizadas atividades nos Shoppings Cerrado, Passeio das Águas, Flamboyant e Goiânia Shopping.

Para o diretor do Hemocentro Estadual de Goiás – Nion Albernaz, Mauro Silva, a iniciativa, que está na quarta edição é fundamental para ajudar a repor os estoques de sangue suprir os hospitais estaduais. “Infelizmente, na época de festas de final de ano, as demandas por sangue nas unidades aumentam muito devido aos acidentes e violência. Para tanto, é primordial que a comunidade faça sua parte e doe sangue. Uma bolsa, apenas, é capaz de salvar quatro vidas”, explicou.

Para doar sangue:
• Estar em boas condições de saúde
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização)
• Pesar no mínimo 50 kg
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial

 

Últimas Notícias

Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212