Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Conecta SUS informa estoque de sangue do Hemocentro - Jornal Brasil em Folhas
Conecta SUS informa estoque de sangue do Hemocentro


A doação de sangue é um ato solidário, fundamental para a manutenção da vida. Para informar a população e profissionais de saúde de como estão os estoques do Hemocentro de Goiás – Nion Albernaz (Hemogo) foi criado em 2017 o painel do Hemocentro no Conecta SUS.

As informações em tempo real apontam como estão os estoques do Hemocentro. Ele pode ser acessado pela internet e as pessoas podem conferir que tipo sanguíneo está em nível mais crítico. “Precisamos fidelizar doadores e a informação é estratégica nesse trabalho”, defende o diretor administrativo da unidade, Arione de Paula.

As informações apresentadas no painel são atualizadas automaticamente e periodicamente de 30 em 30 minutos. O internauta encontra as seguintes informações: estoque de bolsas por tipo de sangue dentro da validade; histórico de candidatos à doação; perfil quanto à frequência de doação no ano 2017; perfil quanto ao sexo no ano 2017 e perfil quanto à faixa etária no ano 2017. O interessado deve entrar na home page, clicar na aba Indicadores de Saúde e em seguida no link Indicadores do Hemocentro (http://www.conectasus.go.gov.br/indicadores-de-saude/).

Carlos Augusto Tibiriçá, coordenador de TI do Conecta SUS, explica que o painel de indicadores do Hemocentro de Goiânia foi criado com informações captadas a partir do sistema Hemovida/DATASUS. “O objetivo é o de melhorar a gestão dos recursos hematológicos escassos e assim racionalizar o uso do estoque”, afirma Tibiriça.

Apoio da sociedade
O Hemocentro também realizou atividades e parcerias para chamar a atenção dos doadores. A frequência ideal de doação de sangue é de 90 dias para o homem, podendo realizar até 4 doações no ano e 120 dias para a mulher. O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. O índice de doadores de sangue no Hemocentro de Goiás de Janeiro de 2017 até 21/11/2017 foi de 24.560 candidatos à doação de sangue e de 18.348 bolsas de sangue coletadas.

As 180 campanhas para incentivar as doações contaram com a participação e empresas, associações e até times de futebol. A TV Anhanguera promoveu duas campanhas este ano, em junho e em novembro. O time sub-20 do Vila Nova movimentou a sede do Hemocentro, no Setor Coimbra (Goiânia), quando os jogadores foram ao local doar sangue. Também foram realizadas atividades nos Shoppings Cerrado, Passeio das Águas, Flamboyant e Goiânia Shopping.

Para o diretor do Hemocentro Estadual de Goiás – Nion Albernaz, Mauro Silva, a iniciativa, que está na quarta edição é fundamental para ajudar a repor os estoques de sangue suprir os hospitais estaduais. “Infelizmente, na época de festas de final de ano, as demandas por sangue nas unidades aumentam muito devido aos acidentes e violência. Para tanto, é primordial que a comunidade faça sua parte e doe sangue. Uma bolsa, apenas, é capaz de salvar quatro vidas”, explicou.

Para doar sangue:
• Estar em boas condições de saúde
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização)
• Pesar no mínimo 50 kg
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212